Skip to main content
SITUAÇÃO DE CALAMIDADE

No âmbito da Lei de Bases da Proteção Civil, e nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, Portugal continental entra hoje, 15 de outubro de 2020, em situação de calamidade para fazer face à pandemia de Covid-19.

Disponibilizamos abaixo as principais medidas aprovadas, com o objetivo de prevenir a expansão da pandemia:

1) «Elevar o nível de alerta de situação de contingência para situação de calamidade em todo o território nacional, podendo o Governo adotar, sempre que necessário, medidas que se justifiquem para conter a pandemia, desde restrições de circulação a outras medidas que concreta e localmente venham a verificar-se justificadas;

2) A partir das 24h00 de hoje (quinta-feira, 15 de outubro) deixará de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas. Esta limitação aplica-se quer a outros espaços de uso público de natureza comercial ou na restauração;

3) Limitar os eventos de natureza familiar (como casamentos, batizados e outros) que sejam marcados a partir de 14 de outubro a um máximo de 50 participantes, sendo que todos terão de cumprir normas de afastamento físico e de proteção individual como o uso de máscara;

4) Proibir nos estabelecimentos de ensino, designadamente nas universidades e nos politécnicos, todos os festejos académicos e atividades de caráter não letivo ou científico, como cerimónias de receção de caloiros e outro tipo de festejos que impliquem ajuntamentos, que têm de ser evitados a todo o custo para não repetir circunstâncias que já se verificaram de contaminação em eventos desta natureza;

5) Determinar às Forças de Segurança e à ASAE o reforço de ações de fiscalização do cumprimento destas regras, quer na via pública quer nos estabelecimentos comerciais e de restauração;

6) Agravar até 10 mil euros as coimas aplicáveis a pessoas coletivas, em especial aos estabelecimentos comerciais e de restauração, que não assegurem o escrupuloso cumprimento das regras em vigor quanto à lotação e ao afastamento que é necessário assegurar dentro destes estabelecimentos;

7) Recomendar vivamente a todos os cidadãos o uso de máscara comunitária na via pública e a utilização da aplicação Stayaway Covid e a comunicação através da aplicação sempre que haja um teste positivo.

8) Apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei, com tramitação de urgência, para impor a obrigatoriedade do uso da máscara na via pública (nos momentos em que há mais pessoas) e da utilização da aplicação Stayaway Covid em contexto escolar, profissional e académico, nas Forças Armadas, nas Forças de Segurança e no conjunto da Administração Pública».

DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

PLANOS DE CONTINGÊNCIA – ESCOLAS, EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS E PAVILHÕES DESPORTIVOS

Linha 24
  • Última atualização em .
SITUAÇÃO DE CONTINGÊNCIA

No âmbito da Lei de Bases da Proteção Civil, e nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, de 11 de setembro, Portugal continental entra hoje, 15 de setembro, em situação de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19.

Disponibilizamos abaixo as principais medidas apresentadas, com o objetivo de evitar um aumento exponencial de contágios com a gradual retoma da atividade.

Principais NORMAS GERAIS PARA TODA A POPULAÇÃO E COMÉRCIO

• Os ajuntamentos passam a ser limitados a 10 pessoas em Portugal Continental.
• Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10:00 horas, mas haverá exceções. Segundo o Governo, as exceções podem ser as pastelarias, os cafés, os cabeleireiros e os ginásios.
• A hora de encerramento dos estabelecimentos comerciais passa a ser entre as 20:00 e as 23:00 horas, por decisão das câmaras municipais, mediante parecer das forças forças policiais e autoridades de saúde locais.
• As áreas de restauração nos centros comerciais passam a ter um limite máximo de quatro pessoas por grupo.
• Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço, supermercados e hipermercados a partir das 20:00 horas, com exceção dos estabelecimentos que servem refeições. Os restaurantes poderão ficar abertos até às 01:00 horas.
• Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
• As escolas, que abrem em regime presencial devem adotar planos de contingência e ter desinfetantes e equipamentos de proteção individual disponíveis, seguindo, de resto, as normas da Direção Geral de Saúde.
• Nos cafés e pastelarias até 300 metros das escolas, passa a haver um limite máximo de quatro pessoas por grupo de forma a evitar ajuntamentos de alunos.
• Os recintos desportivos permanecem sem público.
• Estarão disponíveis brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos em lares, envolvendo um total de 400 médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico.

+ ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

+ ESCOLAS - PLANOS DE CONTINGÊNCIA

+ EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS - PLANOS DE CONTINGÊNCIA


+ PAVILHÕES DESPORTIVOS - PLANOS DE CONTINGÊNCIA

Linha 24
  • Última atualização em .
«Última atualização: 08.06.2021»

ÉPOCA BALNEAR 2021 | PORTIMÃO

A época balnear abriu oficialmente em Portimão no dia 1 de junho de 2021 e as praias do concelho estão preparadas para receber veraneantes com toda a segurança.
Para todos poderem ir à praia em segurança, foram definidos pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente, um conjunto de procedimentos a ter em consideração no acesso e usufruto das praias, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia e permitir a todos usufruir da praia e sua envolvência em segurança.

EM PORTIMÃO AS PRAIAS SÃO IN E AS MEDIDAS ESTÃO ON!

NAS IDAS À PRAIA RECOMENDAMOS:
Antes de ir à praia verifique a afluência às praias pretendias, consultando a app InfoPraia, disponível para sistemas Android e iOS, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. Instale a app e tenha informação atualizada em tempo real sobre o estado de ocupação das praias e avaliação da qualidade da água.

Download da aplicação InfoPraia

iconGoogle  iconIOS

NO ACESSO À PRAIA:
. Use máscara nos acessos (obrigatória nos espaços fechados);
. Uso obrigatório de calçado;
. Circule pela direita nos espaços comuns e corredores de circulação;
. Mantenha o distanciamento físico de 1,5 metros, evitando paragens nos acessos;
. Cumpra as medidas de etiqueta respiratória;
. Lave e desinfete as mãos com regularidade.
Consulte aqui a imagem de divulgação das normas no acesso às praias do concelho. 
Consulte aqui a imagem de divulgação da APA.

NA PRAIA:
. Circule pela direita e mantenha o distanciamento físico de 1,5 metros entre banhistas de grupos diferentes;
. Mantenha a distância de 3 metros entre chapéus de sol de grupos diferentes;
. Mantenha a distância de 1,5 metros entre banhistas de grupos diferentes, tanto no areal como no mar;
. Cumpra as medidas de etiqueta respiratória;
. Não são permitidas atividades desportivas que envolvam duas ou mais pessoas;
. Nas instalações sanitárias deve usar máscara e calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança.
Consulte aqui a imagem de divulgação das regras no areal
Consulte aqui a imagem de divulgação das regras nas instalações sanitárias
NA SAÍDA DA PRAIA:
. Não deixe resíduos nem beatas na praia: deposite-os nos respetivos contentores (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixo indiferenciado).

NOS ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAÇÃO:
. É obrigatório o uso de calçado;
. É obrigatório o uso de máscara (só pode ser removida quando sentado para efeitos de usufruto da refeição/bebida);
. Desinfete e/ou lave as mãos à chegada, e de forma regular;
. Mantenha as distâncias de segurança dos outros clientes;
. Respeite os circuitos definidos pelo estabelecimento;
. Privilegie os métodos de pagamento eletrónicos como multibanco, MB Way ou Contactless;
. Não socialize com membros de outros grupos/mesas;
. Atualmente são permitidas 6 (seis) pessoas por mesa interior, e 10 (dez) pessoas por mesa no exterior (em esplanada).
Consulte aqui a imagem de divulgação das regras e recomendações nos estabelecimentos de restauração.
  • Última atualização em .
«em actualização»
Dúvidas frequentes e respostas do Município de Portimão

ÉPOCA BALNEAR 2020 / PRAIAS
  • Tenho de levar máscara para a praia?
    Sim, recomenda-se o use de máscara nos acessos, sendo obrigatória nos espaços fechados como apoio de praia, sanitários públicos.
  • Como é que posso saber se uma praia tem ocupação elevada?
    Antes de ir à praia deve verificar a afluência às praias próximas através da app InfoPRAIA. Se já estiver na praia verifique a informação sobre a capacidade da praia através da bandeira triangular verde, amarela ou vermelha.
    Consulte AQUI
  • Qual o distanciamento entre chapéus de sol?
    Deve manter um distanciamento de 3 metros entre chapéus de grupos diferentes.
  • Existem doseadores de higienização para mãos nas praias?
    Sim, nas principais entradas das praias do concelho estão colocados doseadores de higienização para lavar e desinfetar as mãos com regularidade.
  • Se tiver dúvidas ou necessitar de ajuda na praia a quem posso recorrer?
    Contacte com um dos nossos Assistentes de Praias, que estão devidamente fardados e tem como objectivo acompanhar, monitorizar, sensibilizar e informar os utentes para a adoção de comportamentos seguros neste período de exceção. Os Assistentes de Praia detêm formação dos Cursos Técnicos de Proteção Civil e de Salvamento em Meio Aquático, atuando em 8 pontos ao longo de todas as praias do concelho, num total de 24 assistentes a cargo do Município de Portimão.
  • Posso utilizar os chuveiros?
    Não. Os chuveiros interiores estão todos encerrados e os exteriores encontram-se desativados não podendo ser utilizados.
  • É permitido jogar à bola?
    Não são permitidas atividades desportivas que envolvam duas ou mais pessoas.

    Consulte AQUI toda a informação sobre a ÉPOCA BALNEAR.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
  • O que fazer caso ocorra uma rotura ou avaria no abastecimento de água?
    A EMARP garante operação, manutenção e reparação de avarias de todas as infraestruturas dos sistemas de abastecimento. Caso se verifique alguma ocorrência poderá ligar para: 282 400 260.
  • Como poderei comunicar a leitura do meu contador?
    Poderá comunicar a sua leitura por e-mail, pela área de cliente ou através da central telefónica (282 400 260 - opção leituras) efetuando os seguintes pontos: 1º PASSO: Introduza o n.º de cliente e finalize com # 2º PASSO: Introduza o n.º de contribuinte e finalize com # 3º PASSO: Introduza a leitura do contador (apenas os números a preto) e finalize com # 4º PASSO: Para confirmar a leitura prima 0 (zero)
  • Como poderei efetuar o pagamento das minhas faturas?
    Poderá recorrer ao pagamento através de transferência bancária ou através de multibanco. Para obter estes dados poderá entrar em contacto com a EMARP através do número de telefone referido ou através do e-mail: tesouraria@emarp.pt. Caso sejam detetadas situações anómalas relacionadas com o funcionamento dos sistemas, solicita-se contacto direto com a EMARP.

    Consulte AQUI informação detalhada
ATENDIMENTO
  • É obrigatório o uso de máscara em que situação?
    O USO DE MÁSCARA OBRIGATÓRIO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS, SERVIÇOS PÚBLICOS, ESCOLAS (exceto crianças em jardins de infância e creches) E LOJAS
    As máscaras devem ser utilizadas por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, especificamente: deslocações a supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, escolas, creches, local de trabalho, ente outros.

    ATENÇÃO: A utilização da máscara não substituí as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos.

    Saiba AQUI como colocar, utilizar e remover a máscara.
  • Tenho um assunto urgente para tratar com a Câmara posso deslocar-me?
    Numa fase de desconfinamento começaram a reabrir ao público um conjunto de serviços municipais, com condicionamentos e medidas de proteção que visam garantir a segurança de trabalhadores e utentes.
    É privilegiado o atendimento presencial por marcação prévia junto de cada um dos serviços municipais. Evite deslocações desnecessárias aos serviços. Opte pelo telefone ou email.
    Consulte AQUI
  • A EMARP está aberta e a funcionar normalmente?
    Desde o dia 4 de maio de 2020, a EMARP retomou o atendimento ao público no horário habitual, nos dias úteis, das 8h30 às 17h30, sendo, contudo necessário cumprir algumas regras para acesso ou permanência nas suas instalações, nomeadamente a obrigatoriedade de uso de máscara.
    Relembramos os contactos que deverão ser utilizados:
    Telefónico: 282 400 260
    Eletrónico: geral@emarp.pt
    Atendimento: atendimento@emarp.pt
    Tesouraria: tesouraria@emarp.pt
    e em www.emarp.pt (área de cliente).
    Consulte AQUI informação detalhada
  • Existe algum equipamento municipal aberto?
    Sim. Já existem equipamentos municipais abertos, mediante restrições legais em vigor.
    Consulte a AQUI
  • Preciso de ajuda psicológica - alguém me pode ajudar?
    Sim, diariamente, das  8:00  às 20:00 horas é possível solicitar a ajuda de um profissional (psicólogo) através da linha Proteção 24: 808 282 112.
ATIVIDADES DE LAZER/DESPORTIVAS
EMPREGO/DESEMPREGO/EMPRESAS
ESTRANGEIROS RESIDENTES/TRABALHADORES
  • O CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Portimão continua a fazer atendimento?
    O atendimento presencial ao público está encerrado mas o CLAIM Portimão continua a dar todo o apoio aos migrantes através de contacto telefónico e/ou por email:
    📞 282 470 830 / 282 470 818 📧 claim.portimao@cm-portimao.pt
    Através destes contactos os migrantes continuam a ter um ponto de acolhimento e informação em toda esta fase de pandemia, onde poderão esclarecer dúvidas e receber
  • Não falo Português onde posso obter informação noutro idioma?
    A Câmara Municipal de Portimão disponibiliza informação sobre as medidas locais e informações diversas em inglês no seu site em: https://www.cm-portimao.pt/menus/servicos/dicm/coronavirus-uk

    A Médicos do Mundo também disponibiliza um guia com informação, conselhos e orientações básicas para combate da COVID-19, traduzido em mais de 20 idiomas em: https://www.medicosdomundo.pt/noticia/covid-19-guia-com-orientacoes-basicas-para-combate-da-covid-19-em-mais-de-20-idiomas

    A DGS disponibiliza um conjunto de materiais em vários idiomas.
    https://covid19.min-saude.pt/materiais-de-divulgacao/
  • Se é um cidadão estrangeiro com processo pendente no SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, saiba que:
    - O serviço de atendimento ao público do SEF encontra-se definitivamente encerrado, em todo o país, desde 27/03/2020;
    - Todos os cidadãos estrangeiros com processos pendentes à data da declaração do Estado de Emergência (19 de Março), encontram-se em situação de permanência regular em Território Nacional;
    - Os comprovativos do pedido (documento de manifestação de interesse ou pedido emitido pelas plataformas de registo em uso no SEF, agendamento ou recibo, conforme aplicável), atestam a situação de permanência regular;
    - Estes documentos são considerados válidos perante todos os serviços públicos, designadamente para obtenção do número de utente, acesso ao Serviço Nacional de Saúde ou a outros direitos de assistência à saúde, acesso às prestações sociais de apoio, celebração de contratos de arrendamento, celebração de contratos de trabalho, abertura de contas bancárias e contratação de serviços públicos essenciais;
    - Os agendamentos encontram-se suspensos, sendo remarcados, pela mesma ordem e em termos de igualdade, a partir de 1 de Julho de 2020, salvo casos relacionados com a saída urgente de território nacional, ou perda de documentos.

    Esta medida engloba todos os cidadãos com processos pendentes, independentemente da sua fase, bem como todos os agendamentos marcados, sendo que os cidadãos estrangeiros nesta situação deverão aguardar contato pelo SEF.

    - Consulte o Guia Prático- Perguntas & Respostas (Alto Comissariado para as Migrações)
    https://www.cm-portimao.pt/documentos/informacoes-uteis/outros-documentos/dicm/coronavirus/migrantes/7423-guia-pratico-perguntas-e-respostas-despacho3863-pt/file
    - Conheça as Medidas Excepcionais e Temporárias
    https://www.cm-portimao.pt/documentos/informacoes-uteis/outros-documentos/dicm/coronavirus/migrantes/7414-folhetodirecionadomigrantes-1-final/file
    Para mais informação consulte:
    https://www.acm.gov.pt/-/covid-19-medidas-orientacoes-e-recomendacoes
MERCADOS E FEIRAS
  • O Mercado encontra-se a funcionar no horário normal?
    O Mercado da Avenida São João Deus encontra-se a operar no horário normal de funcionamento, mas novas restrições legais em vigor desde 4 de maio. Obrigatório o uso de máscara ou viseira. Apenas mediante a saída de um cliente será permitida a entrada de outro. As entradas e saídas são monitorizadas para garantir as melhores condições de segurança aos clientes e operadores.
    Consulte AQUI (link para o cartaz)
  • Há Mercado Mensal e Feira de Velharias?
    O Mercado Mensal e a Feira de Velharias encontram-se suspensos por tempo indeterminado.
MOBILIDADE E ESTACIONAMENTO
  • O circuito urbano “Vai e Vem” continua a funcionar normalmente?
    O Vai e Vem mantém o funcionamento normal, sendo obrigatório o uso de máscara, e a sua lotação reduzida para metade (lugares sentados e em pé). Todas as ENTRADAS e SAÍDAS devem efetuar-se apenas pela PORTA TRASEIRA. Recomenda-se, ainda, que: evite deslocações desnecessárias; respeite todas as regras profiláticas e de distanciamento social aplicáveis.
SINTOMAS COVID19- COMO PROCEDER E ONDE FAZER O RASTREIO
  • Fique a saber que o Centro de Saúde de Portimão tem uma área dedicada à COVID-19
    A ADC – Comunidade nos Cuidados de Saúde Primários é uma área destinada apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2, por equipas constituídas por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.
    A funcionar num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19, o ADC- Comunidade é composto por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes.

    Horário de funcionamento: todos os dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00
    Na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de covid-19, a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve abriu ainda para além do Centro de Saúde de Portimão, também mais duas áreas dedicadas ao novo coronavírus nos cuidados de saúde primários em Olhão e Tavira.
  • Em Portimão onde posso fazer os testes prescritos nas ADC Comunidade/Centros de Saúde e através do SNS24?
    A ARS Algarve, em articulação com os laboratórios convencionados da região, criou desde já uma rede de Postos de Colheita Covid-19 convencionados, distribuídos pelo Algarve.

    Em Portimão:
    Laboratório João Josino da Costa
    Edifício Desafio, Avenida São João de Deus, Loja n.º 3 r/c 8500-000
    Contacto: 282 424 250
    Horário: 2ª a Sábado das 8:30 às 12:30.
    ATENÇÃO! É necessária marcação prévia para a realização dos testes.


    AQUALAB Portimão
    Rua Melvin Jones, Lote 6, R/c. Loja B 8500-396
    Contacto: 289 580 898
    Horário: 2ª a Sábado das 8:30 às 12:30
    ATENÇÃO! É necessária marcação prévia para a realização dos testes.
  • Existe um Centro de rastreio móvel para diagnosticar o Coronavírus em Portimão?
    Uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, a ALGARVE BIOMEDICAL CENTRE e os Laboratórios AQUALAB, permitiu a entrada em funcionamento, com mais segurança e comodidade para os profissionais e os cidadãos, dos primeiros testes à COVID-19 no centro de rastreio móvel, DRIVE THRU do Portimão Arena. Estas instalações estão devidamente certificadas pelas autoridades de saúde.
  • Existe algum Hospital de Campanha em Portimão?
    Sim. O Hospital de Campanha de Portimão, encontra-se instalado no Portimão Arena, permanecendo em prontidão, pelo menos durante o próximo verão 2020, como medida preventiva face ao desenvolvimento da pandemia da Covid-19, em particular nesta fase de desconfinamento gradual.
VOLUNTARIADO


Não parámos ESTAMOS ON
Encontre uma série de Perguntas Frequentes (FAQ), regularmente atualizadas, recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais, e respondidas por diversas entidades oficiais do estado Português. Neste link encontra também uma série de perguntas e respostas criadas pelos ministérios responsáveis.
https://covid19estamoson.gov.pt/faq/

Direção-Geral de Saúde
Aqui encontra resposta ligadas à saúde e doença Covid-19
https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/
  • Última atualização em .
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E FUNCIONAMENTO

OPERAÇÃO DIA DOS NAMORADOS – Amor à Sua Porta

  1. Este serviço destina-se a todos os fãs da página oficial do Município de Portimão, que residam no concelho de Portimão;
  2. O serviço é lançado a 9 de fevereiro de 2021 na página oficial de Portimão (https://www.facebook.com/portimaomunicipio);
  3. Os interessados devem enviar email com o nome da pessoa a ser surpreendida, a mensagem a ser transmitida e a morada até às 9H00 do dia 12 de fevereiro;
  4. Os selecionados serão informados se o seu pedido foi selecionado no próprio dia em que o pedido for efetuado;
  5. A surpresa OPERAÇÃO DIA DOS NAMORADOS será efetuada  através de uma carrinha devidamente caracterizada com a campanha “Portimão Fique em Casa”, que detém um sistema sonoro e se deslocará à morada indicada dentro do concelho de Portimão.
  6. Toda a informação disponibilizada pelos participantes no âmbito da surpresa “OPERAÇÃO DIA DOS NAMORADOS” é da exclusiva responsabilidade dos próprios, pelo que em nenhuma circunstância poderá o Município de Portimão ser responsabilizado por informação falsa/errada, bem como por quaisquer danos que os participantes causem, designadamente, à imagem, reputação e/ou ao bom nome de terceiros.
  7. O Município de Portimão poderá livremente e a todo o tempo cancelar ou anular o serviço em curso, sem que desse facto resulte qualquer obrigação de indemnizar ou de compensar, por qualquer forma que seja, qualquer participante.
  8. Os dados pessoais recolhidos no contexto da surpresa “OPERAÇÃO DIA DOS NAMORADOS” serão tratados pelo Município de Portimão. Os participantes consentem o tratamento e processamento informático dos dados fornecidos, nome, endereço de email e morada. O tratamento de dados efetuado no âmbito do serviço e destina-se exclusivamente à gestão de participações, designadamente, para efeitos de seleção e atribuição do serviço surpresa “OPERAÇÃO DIA DOS NAMORADOS”. Os dados recolhidos serão apagados após 60 dias da data do término do serviço. A omissão ou inexatidão dos dados fornecidos pelo seu titular são da sua única e inteira responsabilidade, tornando-se automaticamente inválida a sua participação.
  9. Os participantes reconhecem e aceitam que a sua participação é voluntária.
  10. O Município de Portimão reserva-se o direito de alterar, a qualquer momento e sem necessidade de pré-aviso, os termos constantes do presente regulamento.
  11. Qualquer dúvida ou questão sobre as condições de funcionamento do serviço podem ser colocadas ao Município de Portimão por email: info.cmp@cmportimao.pt.
  • Última atualização em .

Mais artigos …