Programa Desfibrilhação Automática Externa

icon protecao civil
 
Programa DAE
 
Enquadramento
 
Programa DAE 1
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão possui um Programa próprio de Desfibrilhação Automática Externa, aprovado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em 07 Julho de 2016, com médico próprio.
Atualmente o programa integra mais de 100 operacionais de DAE, entre Bombeiros e Técnicos de desporto e cultura da Câmara Municipal, podendo ser alargado a qualquer momento.
Sendo os Bombeiros de Portimão entidade formadora acreditada pelo INEM, são estes que asseguram a manutenção regular das qualificações dos operacionais de DAE.
Implementar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) é assumir um compromisso para salvar vidas. Aumenta a probabilidade de sobrevivência e salvaguarda a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória.

Logo Bombeiros     Inem

Programa DAE foto1 Programa DAE foto2

Modelo de funcionamento

Este programa assegura que existe esta valência (DAE) em todos os eventos culturais e desportivos com grande afluência e a permanência de, pelo menos, 2 operadores habilitados para o uso destes equipamentos diferenciados.

Para o efeito foram adquiridos pela Câmara Municipal de Portimão um conjunto de DAE para este fim, os quais são operados pelos técnicos de desporto ou cultura que acompanham os eventos, garantindo uma intervenção imediata mesmo antes da chegada dos meios de emergência médica no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Funcionamento1

Funcionamento2  Funcionamento3


Formação e Treino

Para a concretização deste objetivo, e para assegurar a presença de um mínimo de 2 operadores de DAE nos eventos com maior afluência, foram formados 18 técnicos das áreas do desporto e cultura da Câmara Municipal de Portimão, atualmente habilitados a utilizar estes equipamentos que salvam vidas.
A par desta formação diferenciada, todos os trabalhadores da autarquia portimonense participaram numa ação de formação promovida pela Proteção Civil e Bombeiros de Portimão, sobre Suporte Básico de Vida (SBV), aos quais foi entregue uma Pocket Mask (máscara de bolso) individual, que lhes permite realizar as respetivas manobras iniciais em segurança.

Formação1 Formação2 Formação4

Formação3 Formação5