Apoio e Assistência

icon protecao civil
 
Apoio e Assistência
 
Numa situação de acidente grave ou catástrofe a alimentação, abrigos provisórios e agasalhos das populações afectadas ou deslocadas será encargo da Câmara Municipal de Portimão (CMP), através dos Serviços de Ação Social.
 
Os locais de alojamento e alimentação temporária estão identificados e tipificados entre unidades hoteleiras, instituições de solidariedade social, estabelecimentos de ensino e outros edifícios ou recintos públicos e privados adequados à finalidade pretendida. Estas áreas são ativadas em função da localização das áreas evacuadas e das condições de utilização, mantendo um registo atualizado do número de vítimas assistidas e com necessidade de continuidade de acompanhamento.
 
A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) estabelecerá os procedimentos para a requisição, mobilização e distribuição dos meios e recursos, incluindo a água potável, contando para o efeito com o apoio da Rede de Emergência Social Municipal (RESM) em todos os aspetos inerentes ao apoio e assistência às populações afetadas.
 
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, o Corpo Nacional de Escutas e a Cruz Vermelha Portuguesa assumem um papel preponderante no apoio logístico às forças de resposta nas diferentes vertentes da sustentação das operações de proteção e socorro, em coordenação com as demais Entidades Cooperantes e Unidades Orgânicas da CMP.