Projetos para a comunidade escolar

Logotipo Biblioteca

Objectivos:
Consolidar o papel da Biblioteca Pública e da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura.
Motivar crianças e jovens para a leitura, criando oportunidades de leitura e contacto com os livros nas bibliotecas.
Manter a cooperação entre as escolas e as bibliotecas em articulação com o Plano Nacional de Leitura.

Actividades a desenvolver:

Contos Cá & Lá

Resumo da actividade a desenvolver:
Dinamizar a Biblioteca Municipal e Pólos de Leitura, promovendo a leitura “animada” de uma história, com o objetivo de cativar as crianças para a leitura.

Público-alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo

Calendarização: Em Portimão – todas quintas-feiras de cada mês - 10h00
Em Alvor – Primeira 3ª feira de cada mês - 10h00
Na Mexilhoeira Grande – Segunda 3ª feira de cada mês - 10h00

Marcações prévia junto dos Serviços da Biblioteca

Um escritor na Biblioteca escolar

Um escritor na Biblioteca Escolar

Resumo da actividade a desenvolver:

Para a semana da Leitura (mês de Março) é convidado um escritor, com obra adaptada a cada ciclo de ensino, que se encontra com as turmas de cada agrupamento no espaço das bibliotecas escolares.
No 1º ciclo, promove-se o estudo e a divulgação da obra do escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca para esse ano letivo, através da leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa um dia em cada biblioteca escolar.

Público-alvo: Dirigido aos alunos do 1º Ciclo

Calendarização: de 5 a 9 de Março de 2018

Visitas guiadas: À descoberta da Biblioteca

Descoberta da Biblioteca

Resumo da actividade a desenvolver:
Apresentar, em pormenor, todo o espaço da Biblioteca Municipal e  o seu funcionamento. Elucidar qual o lugar de cada documento nas estantes, como procura-los, como devem manuseá-los e usá-los e, por fim, onde os devem colocar após a sua consulta.
Quando a visita guiada for para turmas do pré-escolar ou 1º ciclo, esta atividade é concluída com um conto.

Público-alvo: Público em Geral

Calendarização: sextas-feiras, (exceto a 3ª sexta-feira de cada mês), no horário de funcionamento da Biblioteca.

Marcação prévia junto dos serviços da Biblioteca

"Comer" com histórias

Resumo da atividade a desenvolver:
Iniciar a criança no mundo das histórias, dos livros e das bibliotecas, estimular na criança e no jovem o gosto pelos livros, fomentar hábitos de leitura, utilizar o livro como objeto lúdico, desenvolver a imaginação, dinamizar a biblioteca, proporcionar um dia agradável na companhia da equipa da biblioteca, procurando deixar o desejo de um possível regresso por parte dos intervenientes neste projeto.

Público-alvo: dirigido a crianças do Pré-escolar e 1º ciclo

Calendarização: Terça-feira imediatamente a seguir ao 3º sábado de cada mês, entre as 10h e as 15h

Marcação prévia junto dos serviços da Biblioteca
©2018 - Sítio oficial da Câmara Municipal de Portimão. Todos os direitos reservados.