Projetos para a comunidade escolar

Logotipo Biblioteca

Objectivos:
Consolidar o papel da Biblioteca Pública e da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura.
Motivar crianças e jovens para a leitura, criando oportunidades de leitura e contacto com os livros nas bibliotecas.
Manter a cooperação entre as escolas e as bibliotecas em articulação com o Plano Nacional de Leitura.

Actividades a desenvolver:

Novos Contos viajantes

Novos Contos Viajantes 2015

Resumo da actividade a desenvolver:
Dinamizar os espaços da Biblioteca, promovendo a leitura “animada” de uma história, com o objetivo de cativar as crianças para a leitura.

Obra selecionada - “Cuquedo” de Clara Cunha (Pré-escolar); “Desarrumar” de Margarida Fonseca Santos (1º ciclo).

Público-alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Calendarização:
Em Portimão – 1ª quarta e quinta-feira de cada mês.
Em Alvor – 2ª quinta-feira de cada mês.
Na Mexilhoeira Grande – 3ª quinta-feira de cada mês.
(Marcações articuladas entre o SABE e as Bibliotecas Escolares)

Um escritor na Biblioteca escolar

Um escritor Biblioteca Escolar 2015

Resumo da actividade a desenvolver:

Para a semana da Leitura (mês de Março) é convidado um escritor, com obra adaptada a cada ciclo de ensino, que se encontra com as turmas de cada agrupamento no espaço das bibliotecas escolares.
No 1º ciclo, promove-se o estudo e a divulgação da obra do escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola/biblioteca para esse ano letivo, através da leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa um dia em cada biblioteca escolar.

Público-alvo: Dirigido aos alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos
Calendarização: Março de 2016 (dias a confirmar)

DevoraContos

DevoraContos2015

Resumo da actividade a desenvolver:

Atividades de promoção da leitura orientadas para promover a reflexão, reforçar valores e auxiliar o desenvolvimento educacional, emocional e cognitivo.

Público-alvo: Destina-se a turmas do 2º ciclo, atualmente com Percursos Curriculares Alternativos (PCA).
Calendarização: segundas-feiras (dias a confirmar)

Crianças, histórias e fantasias

Crianças Histórias Fantasias2015

Resumo da actividade a desenvolver:

Iniciar a criança no mundo das histórias, dos livros e das bibliotecas, estimular na criança e no jovem o gosto pelos livros, fomentar hábitos de leitura, utilizar o livro como objeto lúdico, dinamizar a Biblioteca.

Público-alvo: Dirigido a crianças do pré-escolar e 1º ciclo
Calendarização: - Todas as terças-feiras (10h-11h / 14h-15h)

Visitas guiadas: À descoberta da Biblioteca

Visitas guiadas Descoberta Biblioteca2015

Resumo da actividade a desenvolver:
Apresentar, em pormenor, todo o espaço da Biblioteca Municipal e como esta funciona. Elucidar qual o lugar de cada documento nas estantes, como procura-los, como devem manuseá-los e usá-los e, por fim, onde os devem colocar após a sua consulta.
Quando a visita guiada for para turmas do pré-escolar ou 1º ciclo, esta atividade é concluída com um conto.

Público-alvo: dirigido a crianças do pré-escolar
Calendarização: sextas-feiras, no horário de funcionamento da Biblioteca.

Comer com histórias

Resumo da atividade a desenvolver:
Iniciar a criança no mundo das histórias, dos livros e das bibliotecas, estimular na criança e no jovem o gosto pelos livros, fomentar hábitos de leitura, utilizar o livro como objeto lúdico, desenvolver a imaginação, dinamizar a biblioteca, proporcionar um dia agradável na companhia da equipa da biblioteca, procurando deixar o desejo de um possível regresso por parte dos intervenientes neste projeto.
Público-alvo: dirigido a crianças do Pré-escolar e 1º ciclo
Calendarização: 4ª quarta-feira de cada mês, no período de outubro/2015 e Junho/2016, entre as 10h às 15h
(Marcação prévia junto dos serviços da Biblioteca

Conto, conto, contarei … queres que conte?

Resumo da atividade a desenvolver:
Iniciar a criança no mundo dos livros e das histórias, estimular na criança o gosto pelos livros, utilizar o livro como objeto lúdico, dinamizar a biblioteca.

Público-alvo: dirigido a crianças do Pré-escolar
Calendarização: 2ª quarta-feira de cada mês, no período de outubro/2015 e junho/2016, entre as 10h-11h e 14h-15h (2 sessões por dia)