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Da Ria
  • Ria-1
  • Ria-2


Objetivos:
• Promover e divulgar os valores naturais e culturais presentes na ria de Alvor;
• Conhecer os povos antigos que ocuparam a área da ria de Alvor;
• Identificar os principais habitats presentes na ria de Alvor;
• Reconhecer e sensibilizar para a importância das zonas húmidas, sapais e dunas costeiras, como suporte de vasta diversidade biológica;
• Conhecer a técnica de anilhagem no estudo das aves;
• Despertar a curiosidade e espirito critico dos alunos.

Descrição:
Apresentação do filme “Há vida na ria” seguido de jogo didático sobre o património natural e cultural da ria de Alvor. O filme consiste num documentário sobre a diversidade biológica da ria de Alvor, uma pequena zona húmida encaixada entre os municípios de Portimão e Lagos. Resume igualmente a ocupação humana desde o paleolítico até ao presente. Os protagonistas do documentário são crianças (entre os 6 e 12 anos) de Portimão que nas férias da Páscoa de 2012 foram conhecer a ria de Alvor e partilham connosco as suas descobertas e conhecimentos.

Público-alvo:
Pré-escolar e Ensino Básico (1º e 2º ciclo).

Colaboração:
Oficina Educativa do Museu Municipal de Portimão.


Mais informações e inscrições:
Divisão de Ambiente
Telefone 282470700 ou 282480412
  • Última atualização em .
Dos Fornos Solares e Energias Renováveis
  • Energias-1
  • Energias-2


Objetivos:
• Apresentar energias alternativas – solar, eólica, hidráulica, nuclear.
• Mostrar vários tipos de fornos solares;
• Cozinhar um bolo/sopa num forno solar;
• Despertar a curiosidade e espirito crítico dos alunos.

Descrição:
Os alunos deverão confecionar os alimentos a serem cozidos nos fornos solares. Durante o tempo de cozedura haverá uma conversa com os alunos sobre energia (fontes, problemas, dependência, alternativas). No final, os participantes degustam o resultado final.

Público-alvo:
Pré-escolar e Ensino Básico


Mais informações e inscrições:
Divisão de Ambiente
Telefone 282470700 ou 282480412
  • Última atualização em .
Dos Rios e Ribeiras
  • Rio-e-Ribeiros-1
  • Rio-e-Ribeiros-2
  • Rio-e-Ribeiros-3
  • Rio-e-Ribeiros-4


Objetivos:
• Descrever as principais etapas do ciclo da água;
• Descobrir a diversidade biológica – fauna e flora – presente numa zona ripícola;
• Compreender que através da diversidade biológica – macroinvertebrados – é possível caracterizar a qualidade ambiental dos meios aquáticos;
• Avaliar a qualidade da água de um curso de água doce a partir de macroinvertebrados;
• Compreender que o rio, com a sua fauna e flora diversificada, constitui um elemento da paisagem mediterrânica;
• Estimular a investigação do meio e as espécies a este associado;
• Valorizar o património natural da região;
• Despertar a curiosidade e espirito crítico dos alunos.
 
Descrição:
Esta atividade decorre em pelo menos duas fases.
Na primeira fase os técnicos da CM Portimão deslocam-se à sala de onde é apresentado o tema e preparada a visita de estudo (2ª-fase).
A segunda fase consiste numa saída de campo / visita de estudo a um troço de uma ribeira onde será realizada a caracterização das margens e recolha e identificação de macroinvertebrados.
 
Público-alvo:
Ensino Básico e Secundário.


Mais informações e inscrições:
Divisão de Ambiente Urbano
Telefone 282470700 ou 282480412
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Do Fascinante Mundo das Aves
  • Aves-1
  • Aves-2
  • Aves-3
  • Aves-4


Objetivos:
• Apresentar o mundo fascinante das aves;
• Identificar as principais características das aves;
• Evidenciar a adaptação das aves ao tipo de alimentação e meio onde vivem;
• Compreender os principais mecanismos e formas de estudar a migração das aves;
• Conhecer as principais espécies da avifauna presentes nas zonas húmidas da região;
• Compreender a importância das zonas húmidas na migração das aves;
• Valorizar o património natural da região;
• Despertar a curiosidade e espirito crítico dos alunos.

Descrição:
A atividade decorre em pelo menos duas fases. Na primeira fase os técnicos da CM Portimão deslocam-se à sala de onde é apresentado o tema e preparada a visita de estudo (2ª-fase). A segunda fase consiste numa saída de campo / visita de estudo para se observar in loco as principais espécies de aves presentes numa zona húmida da região.

Público-alvo: Ensino Básico e Secundário.


Mais informações e inscrições:
Divisão de Ambiente
Telefone 282470700 ou 282480412
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Das Dunas
  • Dunas-1
  • Dunas-2
  • Dunas-3
  • Dunas-4


Objetivos:
• Descobrir a diversidade biológica
• fauna e flora
• presente nos sistemas dunares;
• Conhecer as principais diferenças e caraterísticas das dunas embrionárias, primárias e secundárias;
• Relacionar as adaptações da comunidade biótica e as condições do meio;
• Entender a importância dos sistemas dunares na proteção da linha de costa;
• Sensibilizar para as principais ameaças naturais e de origem humana que os sistemas dunares enfrentam;
• Promover e divulgar comportamentos e regras de conduta a adotar no sentido de preservar estes sistemas;
• Estimular a investigação do meio e as espécies a este associado;
• Valorizar o património natural da região;
• Despertar a curiosidade e espirito crítico dos alunos.

Descrição:
A atividade decorre em pelo menos duas fases. Na primeira fase os técnicos da CM Portimão deslocam-se à sala de aula onde é apresentado o tema e preparada a visita de estudo (2ª-fase). A segunda fase consiste numa saída de campo ao sistema dunar e praia de Alvor onde serão observadosin locoas principais espécies de plantas presentes. No final será dinamizado um jogo / simulação que permite aos alunos compreender a importância dum sistema dunar bem preservado.

Público-alvo:
Ensino Básico e Secundário.


Mais informações e inscrições:
Divisão de Ambiente
Telefone 282470700 ou 282480412
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