Luis Brito
Luis Brito | Vela

Nascido em Portimão em 1978, Iniciou a sua prática desportiva com cinco anos de idade tendo passado por diversas modalidades. Foi no Judo que primeiro se afirmou com diversos títulos regionais e com vários pódios a nível nacional. Aos 11 anos iniciou-se na vela na classe Optimist e até à presenta data não mais parou, tendo feito uma campanha olímpica, participado em diversos campeonatos nacionais e internacionais e tendo conquistado diversos títulos. Hoje é uma referência no mundo da vela internacional e navega em equipas dos quatro cantos do mundo, em diversas classes. Luís é professor de educação física e a paixão pelo treino levou-o a desde muito cedo formar crianças e jovens, contando com uma carreira de 23 anos enquanto treinador de Judo e 21 anos enquanto treinador de Vela. Enquanto gestor de desporto, foi responsável pela reinvenção do Judo Clube de Portimão e pela criação do projeto desportivo de cariz social Vela Solidária, que desde 2011 possibilitou a cerca de 3000 crianças e jovens em risco e pessoas com deficiência praticarem Vela. Conta com participações brilhantes em campeonatos do Mundo e da Europa de Vela bem como vários títulos nacionais.

Depoimento: “Portimão, a cidade que me viu nascer e crescer enquanto pessoa e enquanto desportista. Dizem que as pessoas são aquilo que o ambiente onde crescem as faz. Não podia estar mais de acordo e mais agradecido a Portimão por ser aquilo que sou, por poder viajar pelo mundo a fazer o que mais gosto - Desporto, e a ter sempre um sentimento e desejo para voltar. Apoiar a candidatura de Portimão a Cidade Europeia do Desporto é algo que faço com enorme satisfação e com a convicção de que Portimão sem o desporto não seria o que é hoje e que o Desporto sem Portimão não seria igual a partir de 2019!”