• MEDIA
  • NOTICIAS

“Projeto Náutico nas Escolas” possibilita a alunos experimentarem canoagem e vela

18.12.2019
Foi assinado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o protocolo de colaboração de desenvolvimento desportivo relativo ao “Projeto Náutico nas Escolas”, que abrange as modalidades de canoagem e vela e foi estabelecido entre o Município de Portimão, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos deste Agrupamento, o Clube Naval de Portimão, a Ensinar a Sorrir – Associação de Solidariedade e Apoio à Família e a Portinado – Associação de Natação de Portimão.

Antes da assinatura do documento, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, assinalou que “já há algum tempo que se vinha a pensar neste projeto de estímulo à prática dos desportos de água junto da comunidade educativa, o qual resulta da nova visão despertada pela Cidade Europeia do Desporto.”

“Acredito ser este o início de uma nova etapa para que a nossa juventude pratique em força a vela e a canoagem, pensando já no futuro Centro Náutico de Portimão”, afirmou a autarca, que destacou as boas vontades reunidas para o lançamento do projeto, com o objetivo de o alargar aos 5º e 6º anos de ensino de todos os Agrupamentos Escolares do concelho.

Segundo Isilda Gomes, “as nossas crianças adoram a água, assim haja oportunidade de praticarem os desportos náuticos, na medida das nossas possibilidades, pelo que não tenho a menor dúvida que este projeto vai ter muito sucesso.”

VELA E CANOAGEM

Como medida de segurança, inicialmente as crianças aprenderão a nadar na Piscina Municipal de Portimão, com a colaboração de um técnico da Portinado. Quanto à vela e canoagem, estas modalidades só arrancarão no 3º período escolar, com o apoio técnico do Clube Naval de Portimão e utilização das respetivas instalações.

Nesta fase de projeto-piloto, são envolvidos 72 alunos das cinco turmas do 4º ano do Centro Escolar do Pontal, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular, e 210 alunos das nove turmas do 5º ano da Escola Básica D. Martinho Castelo Branco, ao nível das Atividades Curriculares, num total de 282 crianças.

Concretizado no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, o projeto teve início no passado dia 14 outubro e terminará a 19 de junho de 2020, integrando nesta fase experimental somente o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, pela proximidade às instalações da Piscina Municipal de Portimão e do Clube Naval de Portimão.

X
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur?