maisDesporto
maisDesporto
  • Entrada
  • MEDIA
  • NOTICIAS
  • Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

Noite inesquecível encerra Portimão - Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019

16.12.2019
Uma noite inesquecível marcou a 13 de dezembro o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, que levou mais de duas mil pessoas ao Portimão Arena, encerrando em apoteose um ano repleto de iniciativas de caráter desportivo.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, “aquilo que era um sonho tornou-se realidade, e hoje estamos aqui porque somos uns vencedores e mostrámos ao país e à Europa que podemos ser os melhores, através deste movimento mobilizador”. Na sua perspetiva, “se dúvidas houvesse, está comprovado que aquilo que Portimão tem de melhor são as pessoas, pois não é fácil uma cidade da nossa dimensão ter alcançado este resultado.”

A autarca agradeceu às forças de segurança e aos organismos que apoiaram o projeto, dirigindo também palavras de reconhecimento aos atletas, padrinhos, patrocinadores, voluntários, técnicos e trabalhadores camarários, sem esquecer a colaboração das entidades parceiras da CED 2019 e o empenho do movimento associativo. “Este prémio é vosso, pois se não fosse esta rede não teríamos atingido os objetivos. Graças a todos vós, Portimão foi considerada a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019”, afirmou a presidente, ao destacar “o imenso entusiasmo, dinamismo, vontade e determinação protagonizado por todos os portimonenses.”

“As sementes estão lançadas, a dinâmica foi criada e esta vitória serviu para nos dar mais energia para irmos mais longe”, afirmou Isilda Gomes, ao desejar a todos os presentes “um excelente Natal e um Bom Ano Novo, com a certeza de que o desporto não vai parar em Portimão.”

O puglista invisual Jorge Pina, natural de Portimão e um dos embaixadores da CED 2019, marcou presença na festa e desafiou a assistência: “Já sei que sou feito da fibra de Portimão, onde nasci há 43 anos. Por isso, não podemos deixar esta magia acabar, para que a cidade continue tendo desporto para todos.”

Quanto ao presidente do ACES Europe, Gian Lupattelli, manifestou-se “muito feliz nesta cidade fantástica, pequena mas de grande coração e com uma presidente única no mundo”. O responsável sublinhou a “força das pessoas, o que levou Portimão a ganhar o titulo com todo o mérito, trazendo para Portugal o terceiro titulo de Melhor CED, após Guimarães, em 2013, e Braga, no ano passado.”

O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, reforçou essa ideia ao afirmar ser “um grande orgulho para Portugal a distinção de Portimão, daí que Odivelas vai querer estar à altura deste legado em 2020.”

Por fim, o ministro da Educação, Cultura e Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, disse ter sentido “o orgulho, trabalho e paixão das gentes de Portimão quando pensaram e idealizaram a CED, que culminou nesta fantástica festa, porque souberam agarrar a oportunidade”. Para o governante, “Portimão não é a mais bela e importante cidade de Portugal ou da Europa mas sim do mundo, devendo enaltecer o associativismo desportivo e as escolas, que souberam abraçar este projeto nas vertentes educativa e formativa.”

O espetáculo de encerramento abriu com o revisitar, em formato multimédia, da CED 2019, no qual participou o bailarino Cifrão, acompanhado por oito dançarinos profissionais, que puseram a assistência a dançar ao som de 'Acredita!’, o hino de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 composto pela banda Amor Electro. No final, a banda HMB protagonizou um concerto recheado dos seus sucessos musicais, fechando com chave de ouro uma noite muito especial.

X
Este site foi desenvolvido no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019, e dá-lhe a conhecer todos os conteúdos e programação desportiva que fizeram parte deste projeto. Para qualquer informação poderá contactar através de email: [email protected]