• MEDIA
  • NOTICIAS

Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

05.12.2019
O Dia da Cidade de Portimão vai ser inspirado este ano pela CED - Cidade Europeia do Desporto 2019, destacando-se do programa, que decorre entre 7 e 15 de dezembro, a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, palco da sessão solene que assinala a efeméride.

Em 11 de dezembro, Dia da Cidade, as cerimónias oficiais arrancam às 9h30 com o hastear das bandeiras no Largo 1º de Maio, participando neste ato simbólico a Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, Sociedade Columbófila de Portimão, PSP, GNR, Polícia Marítima-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve. Por volta das 10h00, será festejado o 12º aniversário do Mercado da Av.ª S. João de Deus, onde ficará patente até 6 de janeiro a exposição fotográfica “Discreto”, de Rúben Barroso.

O Pavilhão Desportivo da Boavista, cuja inauguração está marcada para as 14h30, vai ser o palco da sessão solene do Dia da Cidade, que este ano não se realiza no salão nobre dos Paços do Concelho. Após os discursos oficiais, Portimão prestará homenagem a Maria Fernanda Rosa, professora e dirigente escolar, e a José João Cercas Vicente, chefe regional do Corpo Nacional de Escutas, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Depois de vários agentes desportivos testemunharem sobre a sua experiência ao longo deste intenso ano, será entregue a Medalha de Honra da CED aos clubes, associações, patrocinadores, parceiros, embaixadores, padrinhos, representantes dos voluntários e a alguns portimonenses que personificaram a candidatura, como reconhecimento pelo valioso contributo para a distinção de Portimão como a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019.

A partir das 18h30 tem início a Gala do Desporto - Homenagem aos Campeões Portimonenses, durante a qual serão distinguidos com medalhas de ouro, prata e bronze um total de 632 atletas, treinadores, clubes, escolas e universidades que se destacaram em 43 modalidades na temporada desportiva 2018/19, com a obtenção de títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais. É de realçar que nunca antes houve tantos homenageados como este ano.

O Pavilhão Desportivo da Boavista, cujas obras de requalificação custaram 1.385.037,57 euros, possui uma nave desportiva com a área de 1075 m2, tendo uma bancada com capacidade para 484 lugares sentados, a maior ‘indoor’ em todo o concelho. Entre outras valências, o novo equipamento desportivo disponibiliza uma sala especializada para a prática da ginástica rítmica, com a área de 225 m2 e pensada de raiz para a modalidade, assim como três salas destinadas ao fitness.

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA

Das comemorações oficiais deste ano fazem igualmente parte a inauguração do Parque Infantil da Figueira, marcada para as 11h00 do dia 7 de dezembro, ao passo que no dia 15 serão inauguradas a Capela do Cemitério da Mexilhoeira Grande (12h45) e a requalificação da Estrada da Fonte (13h00).

A nível musical, o destaque vai para o imperdível concerto de Rodrigo Leão, intitulado “Os Portugueses”, que terá lugar no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 21h30 de 10 de dezembro. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no local: dia 7, das 13h00 às 17h30; dia 8, das 15h00 às 19h00.

Em termos artístico-culturais, também merecem referência as inaugurações no Museu de Portimão da exposição de pintura e escultura “Estuários”, de Arlindo Arez, e da mostra com os trabalhos premiados na 19ª Corrida Fotográfica de Portimão (dia 7, às 17h00), enquanto para o dia 12 foi agendada a entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, a qual terá inicio às 21h30.

Um dos momentos altos da programação terá lugar na noite de 13 de dezembro, altura em que o Portimão Arena recebe, a partir das 21h00, o espetáculo de encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, no qual participarão o bailarino Cifrão e a banda HMB. Esta criação e produção da Tavolanostra - Eventos Globais, empresa responsável pela cerimónia de abertura da CED 2019, terminará com a passagem de testemunho de Portimão a Odivelas - Cidade Europeia do Desporto 2020.

Os bilhetes/convite para o espetáculo vão estar em breve disponíveis nos seguintes locais: Complexo Desportivo de Alvor e Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande (2ª a 6ª, das 8h00 às 20h00); Museu de Portimão (3ª, das 14h30 às 18h00; 4ª a domingo, 10h00 às 18h00); Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (2ª a 6ª, das 9h00 às 19h30); receção do Portimão Arena (em dias úteis, das 9h00 às 19h00); e Teatro Municipal de Portimão (3ª a sábado, das 13h00 às 17h30 e em dias de espetáculo, das 13h00 às 22h00). No 13 de dezembro os bilhetes/convite só estarão disponível no Portimão Arena.

O programa do Dia da Cidade de Portimão, que inclui os momentos oficiais e as festividades preparadas pelo movimento associativo local, pode ser consultado AQUI

X
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur?