• MEDIA
  • NOTICIAS

Nacional de Vela Adaptada lança mote para o Campeonato Europeu

30.09.2019
Terminou ontem, 29 de setembro, o Campeonato Nacional de Vela Adaptada, com a participação de 27 atletas de oito clubes que se juntaram na Marina de Portimão para três dias de regatas, preparando-se para o Europeu Classe Hansa, a disputar entre 7 e 12 de outubro nas águas de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.

A iniciativa, que decorre em diversos locais do concelho de 23 a 27 de setembro, conta com jovens em representação de dez organizações de oito países europeus países (Itália, Hungria, Polónia, Espanha, Macedónia do Norte, Roménia, Letónia e Portugal), permitindo-lhes adquirir competências chave de aprendizagem para a vida, através do desporto e da atividade física, como forma de evitar a exclusão social.

Teresa Mendes realçou o facto de Portimão ser “um destino muito procurado pelos jovens, porque combina desporto, cultura, animação, atividades ao ar livre e natureza”, desejando aos participantes que desfrutem desta experiência e que “voltem quando quiserem, pois serão sempre muito bem-vindos.”

Os primeiros dois dias da competição, organizada pela associação Teia D’Impulsos, foram marcados por pouco vento, o que originou alguns atrasos nas primeiras regatas. Do programa constou ainda uma atividade de vela com a Associação Salvador dirigida a cerca de quarenta utentes da instituição. No domingo, derradeiro dia de prova, regressou o vento e as condições ideais para a vela, permitindo a realização de oito regatas.

Contas feitas, Pedro Reis (Clube Naval de Cascais) consagrou-se campeão nacional de 303 Singles, enquanto Rui Dowling (Clube Naval da Horta) alcançou o título máximo de 2.3 e a dupla Pedro Reis/Teodoro Cândido (Clube Naval de Cascais) foram coroados campeões nacionais de 303 Duplos. Em femininos, Ana Lemos (Sporting Clube de Aveiro/AAUAv) ficou com a medalha de 1º lugar em 303 Singles, Luísa Graça (ENVA) foi a melhor em 2.3 e a dupla Ana Lemos/Ana Martin (SCAveiro/AAUAv) dominou em 303 Duplos.

O campeonato também ficou marcado pelo regresso à vela de João Pinto, atleta portimonense que tinha abandonado a modalidade há cerca de dois anos e que conseguiu um excelente 2º lugar na classificação de 303 Singles, sagrando-se assim vice-campeão nacional da categoria.

A entrega de prémios contou com a presença de Teresa Mendes, vereadora de Câmara Municipal de Portimão, Marina Correia, responsável da Marina de Portimão, e João Leonardo Jesus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Vela.

Segue-se entre 7 e 12 de outubro o Campeonato de Europa Classe Hansa 2019, com a participação de cerca de 130 atletas em representação de 12 países, constituindo segundo a organização, também a cargo da Teia D’Impulsos, “o maior desafio assumido em terras lusas no que respeita à vela adaptada”.

“Foi um excelente fim-de-semana de prova, que serviu de ‘test drive’ para o Europeu, e tanto os atletas como a própria organização estão entusiasmados com a semana que se avizinha. Com condições de vela ideais, um cenário idílico, os melhores velejadores de vela adaptada da Europa e um programa social variado, a semana promete”, afirmou na ocasião Luís Brito, dirigente da Teia D’Impulsos e responsável pelo projeto Vela Solidária.

Os Campeonatos Nacional e Europeu são organizados, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, pela Teia D’Impulsos, através do projeto Vela Solidária, numa parceria com o Iate Clube da Marina de Portimão, contando com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Federação Portuguesa de Vela e Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros e patrocinadores.

Mais informações sobre os campeonatos podem ser encontradas AQUI

X
Este site foi desenvolvido no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019, e dá-lhe a conhecer todos os conteúdos e programação desportiva que fizeram parte deste projeto. Para qualquer informação poderá contactar através de email: geral@cm-portimao.pt.