maisDesporto
maisDesporto
  • Entrada
  • MEDIA
  • NOTICIAS
  • Festa Nacional da Ginástica junta em Portimão quatro mil atletas

Festa Nacional da Ginástica junta em Portimão quatro mil atletas

24.06.2019
Cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal participarão na Festa Nacional da Ginástica, que terá lugar de 28 a 30 de junho em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Esta festa de grande dimensão desportiva e social arranca no dia 28 com o desfile dos participantes pelas ruas da cidade, marcado para as 21h00, com partida junto ao Clube Naval, terminando em concentração na antiga lota, onde serão prestadas as boas vindas aos atletas e às suas famílias e serão oferecidas lembranças a cada clube representado.

Ao longo destes dias muito preenchidos, o evento contará com diversos momentos altos, com destaque para o PortugalGym, a Batalha dos Campeões, a Gala Prof. Henrique Reis Pinto e o espetáculo “Odus”, que contarão com o envolvimento de ginastas de elevado índice técnico, mas também com centenas de praticantes informais.

No que toca ao PortugalGym, trata-se de um evento não competitivo que envolve participantes dos 6 aos 80 e tal anos na disciplina GpT – Ginástica para Todos, no qual os clubes se inscrevem livremente para apresentar os seus trabalhos/esquemas preparados ao longo do ano. Os intervenientes terão ensejo de fazer demonstrações públicas em espaços emblemáticos da cidade, como são a Praça 1º de Maio, a Alameda da República e junto à antiga lota, localizada na zona ribeirinha de Portimão. As atuações decorrem em simultâneo e terão lugar no sábado, dia 29 de junho (das 9H00 às 12h30 e das 17h00 às 19h30) e no domingo, dia 30 (das 9h30 às 12h00). Em ambos os dias também haverá apresentações no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, entre as 9h30 e as 12h00.

Quanto à Batalha dos Campeões, marcada para 29 de junho no Portimão Arena, realiza-se das 14h00 às 16h00 e incluirá as seguintes disciplinas competitivas: acrobática, aeróbica, rítmica, artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim, com a participação de ginastas de elite. Em cada disciplina haverá um “duelo” entre dois ginastas, que serão avaliados por dois juízes e pelo público. As entradas custam 5 euros.

Nessa noite, a partir das 21h30, o Portimão Arena receberá a Gala Prof. Henrique Reis Pinto, que homenageia uma figura de referência do desporto nacional, na qual participam as 13 classes que obtiveram a menção “ouro”, no Gym for Life de Portugal. As classes serão avaliadas por um júri previamente designado, estando em disputa a menção “diamante”, a ser atribuída no final desta atuação. As apresentações são intercaladas com exercícios de acrobática, aeróbica, ginástica rítmica, ginástica artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim. Para este espetáculo as entradas também custam 5 euros.

Por fim, das 16h00 às 17h30 do dia 30 de junho efetua-se no mesmo equipamento municipal o espetáculo “Odus”, que só acontece em 2019 porque é ano de realização da Gymnaestrada Mundial, marcada para a cidade austríaca de Dornbirn, entre 7 e 13 de julho. Estão previstos mais de 20 mil participantes em representação de 65 países, sob a égide da Federação Internacional de Ginástica. Portugal é um dos oito países com o privilégio de exibir um espetáculo próprio, designado por “Odus”, e em Portimão será feita a única apresentação pública do mesmo em território nacional, com 970 participantes dos 1100 que integrarão a delegação lusa. Os interessados em assistir devem adquirir o respetivo ingresso, no valor de 5 euros.

Em termos globais, a Festa Nacional da Ginástica 2019 trará a Portimão um total de 3930 participantes em representação de 78 clubes de norte a sul do país, acompanhados pelos respetivos técnicos e por muitos familiares, o que dinamizará de forma especial o último fim-de-semana de julho na Cidade Europeia do Desporto.

Os bilhetes podem ser adquiridos em www.bol.pt ou www.facebook.com/ginasticaportugal, nas lojas dos CTT, FNAC e El Corte Inglês, bem como no Portimão Arena, sendo as entradas livres para crianças menores de 6 anos.

Organizada pela Federação de Ginástica de Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão, a Festa Nacional da Ginástica 2019 conta com os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Informações Úteis

Como chegar/circular
O que fazer
Praias

Alojamento

Facebook Instagram Youtube

Parceiros / logotipos institucionais