Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF)

O Município de Portimão assegura apoio às famílias na tarefa da educação, nomeadamente na Educação Pré-Escolar, garantindo:

  • Fornecimento de almoço;
  • Prolongamento de horário (após a atividade letiva e até às 19h00, em função do horário laboral das famílias);
  • Atividades nas interrupções letivas (das 9h00 até às 15h00).

Esta valência é totalmente gratuita, contrariamente ao que acontece na maioria dos municípios do país. Estes serviços são assegurados por profissionais (Animadoras), colocadas pelo município de Portimão, de forma a garantir o bom funcionamento destes serviços.

As atividades de Animação e de Apoio à Família destinam-se a todas as crianças que frequentam os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública.
A inscrição poderá ocorrer em qualquer altura do ano letivo, devendo os interessados dirigir-se aos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento de Escolas que a criança frequenta.
Este serviço funciona de acordo com as “Normas de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) a incluídos nos Regulamentos Internos dos Agrupamentos de Escolas do Município de Portimão”.

pdf Normas de Funcionamento das AAAF
Legislação de suporte: Portaria n.º 644-A/2015 de 24 de agosto;

Poder-se-á dizer que a Autarquia assegura este serviço desde o ano letivo 1997/98, sendo que a taxa de frequência, no presente ano letivo, 2018/2019, a seguinte:

  • Fornecimento de Almoço - 96,7%
  • Prolongamento de Horário - 77,7%
  • AAAF durante a interrupção letiva – 73,4%