Música p’ra nanar na Biblioteca

Música p’ra nanar” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Portimão, através da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e em articulação com a Academia de Música de Portimão.

As sessões estão agendadas para os sábados, dias 8 de fevereiro, 14 de março, 23 de maio e 13 de junho, das 10h00 às 10h45 e das 11h00 às 11h45.

Serão duas sessões de música com a duração de 45’, a primeira sessão destinada a bebés dos 0 aos 3 anos e a segunda destinada a crianças dos 3 aos 6 anos.

As inscrições são  limitadas a 15 participantes acompanhados pelo pai/mãe ou outro familiar.

Poderão ser efetuadas por telefone, por email ou por via presencial na Biblioteca Municipal de Portimão.

Nas sessões de música  pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

As crianças serão encaminhadas num “mergulho” no mundo mágico da música, utilizando a voz, os movimentos livres, os sons circundantes, visando uma melhor compreensão da música e das formas de sentir, brincar e comunicar através dela.

Segundo Edwin Gordon (um dos maiores pedagogos mundiais), não há melhor momento para começar a aprender música que a data do nascimento. Os primeiros anos de vida são cruciais no desenvolvimento psicomotor da criança. Uma grande variedade sonora na infância terá um grande impacto na forma de entender e apreciar a música em idade adulta.

Os jogos, as histórias e as canções melódico-rítmicas são o veículo primário que nos conduz à exploração sonora.

Este projeto irá decorrer de janeiro a junho.