Apresentação do Livro "Desporto Escolar" de João Marreiros

Este livro original apoiado num vasto leque de autores, aparece após exaustivo estudo durante seis décadas, quer como estudante, quer ainda na atividade profissional desempenhada no sistema educativo pretendendo assim a difusão do conhecimento adquirido e acumulado ao longo do tempo.

É apresentado de uma forma simples e acessível, de leitura fácil e amplamente ilustrado podendo ser um ótimo auxiliar para quem ensina, para investigadores e historiadores, contribuindo para o alargamento do conhecimento científico da temática Desporto Escolar.

É um dever de cidadania de todos e cada um de nós, trazer à comunidade de professores e investigadores de Educação Física e Desporto Escolar uma contribuição sobre a encruzilhada de reflexão histórica desta área de estudo.

O processo de desenvolvimento do Desporto Escolar começou em 1936, com o surgimento da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa? E em 1885 o Real Ginásio Clube Português juntou cerca de 400 rapazes entre os 10 e 15 anos dos principais colégios particulares das melhores escolas de Lisboa no primeiro concurso de ginástica.

E o grande contributo dado pela Casa Pia de Lisboa no processo de desenvolvimento desportivo em contexto escolar.

Em 1899 o Concurso Nacional de Tiro realizado em 2 de Julho de 1899 contou com a participação de 22 alunos de diversos estabelecimentos de ensino.

Também em 1909 quando foi realizado o Primeiro Campeonato Escolar, organizado pela I Liga Portuguesa de Futebol.

 Com esta publicação pretende-se aumentar o seu conhecimento a nível de algumas fases e momentos no seu enquadramento histórico, jurídico e político, os conceitos e tipos de motivação no contexto da prática desportiva sobre a complexidade na atualidade do Desporto Escolar refletindo nesta obra todas as minhas investigações.