Biblioteca

Envergando o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é hoje um espaço privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura. Promover e desenvolver serviços e actividades diversificadas que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação, é a grande missão deste espaço que faz parte das infra-estruturas concelhias de cultura e que pertence à Rede Nacional de Leitura Pública.

Agenda biblioteca

Catálogo

Espaços e Serviços

Os nossos vídeos

Notícias

Perguntas Frequentes

1. O que preciso de fazer para me inscrever como leitor da biblioteca? 
A inscrição de utilizadores com idades inferiores a 12 anos, inclusive, será sempre feita mediante autorização e identificação do encarregado de educação ou pais. 
O cartão pode ser obtido no balcão de atendimento na Biblioteca em Portimão ou nos Polos de Leitura de Alvor e da Mexilhoeira Grande.
A obtenção do cartão de utilizador requer a apresentação de um documento de identificação (B.I./Cartão do Cidadão, Carta de Condução, Passaporte, etc., atualizado) e um comprovativo de residência no concelho (recibo da água, luz, etc., atualizado). 
Além dos residentes, podem também obter o cartão de utilizador os que estudem ou trabalhem no concelho, se apresentarem um documento comprovativo (cartão de estudante, contrato de trabalho, recibo de vencimento, etc. atualizado).
 
2. O que devo fazer se perder o cartão? 
A perda ou furto do cartão deverá ser comunicado pelo meio mais rápido possível, dado que até esse momento, só o/a titular é responsável pelo cartão. 
A emissão de segundas vias terá custos suportados pelo/a utilizador/a. A entrega da segunda via poderá não ser imediata.
 
3. Quantos documentos posso requisitar na Biblioteca e por quanto tempo?
Normas de Empréstimo Domiciliário
a) Grande parte dos documentos que estão em livre acesso podem ser requisitados para leitura domiciliária. As exceções estão assinaladas com uma etiqueta (C) na lombada.
b) Podem ser emprestados até 3 livros por um período de 17 dias consecutivos, com possibilidade de 2 renovações.
c) Podem ser emprestados até 3 documentos audiovisuais por um período de 3 dias consecutivos, com possibilidade de 2 renovações.
d) Podem ser emprestados até 3 documentos do trimestre por um período de 7 dias consecutivos, com possibilidade de 2 renovações.
e) O empréstimo de periódicos é feito por um período de 7 dias consecutivos, com possibilidade de 2 renovações.
f) A renovação do empréstimo não é possível se o documento for reservado por outro utilizador e/ou já tiver ultrapassado a data limite de devolução.
g) O número total de documentos requisitados para leitura domiciliária é de 6, dentro do limite estabelecido para cada tipo de documento, de acordo com as alíneas anteriores.
 
4. As Escolas e outras Instituições podem ter cartão da Biblioteca?
Sim. Basta que a Escola ou Instituição do concelho de Portimão solicite o cartão (por escrito), identificando os utilizadores do mesmo.
 
5. Quantos documentos podem ser requisitados por uma Escola/Instituição?
Cada escola/instituição pode requisitar até 30 livros por um período de 34 dias consecutivos, sem possibilidade de renovação.
Pode ainda requisitar até 10 documentos audiovisuais e multimédia por um período de 17 dias consecutivos, sem possibilidade de renovação.
 
6. Para utilizar os computadores da Biblioteca é preciso cartão de utilizador?
Se não tiver cartão de utilizador, é necessária a apresentação de um documento de identificação válido.

Projetos para a Comunidade Escolar

Normas

Cartão frenteCartão verso

Informação sobre o cartão de utilizador
Para utilizar alguns serviços da Biblioteca deverá inscrever-se e pedir o cartão de utilizador:
 
• A inscrição de utilizadores com idades inferiores a 12 anos, inclusive, será sempre feita mediante autorização e identificação do encarregado de educação ou pais; 
• O cartão pode ser obtido no balcão de atendimento na Biblioteca em Portimão ou nos Polos de Leitura de Alvor e da Mexilhoeira Grande; 
• A obtenção do cartão requer a apresentação de um documento de identificação (B.I./Cartão de Cidadão, etc., atualizado) e um comprovativo de residência no concelho (recibo da água, luz, etc., atualizado);
• Além dos residentes, podem também obter o cartão de utilizador os que estudem ou trabalhem no concelho, se apresentarem um documento comprovativo (cartão de estudante, contrato de trabalho, recibo de vencimento, etc., atualizado). 
 
Ao/À Técnico/a de serviço cabe confirmar a validade dos documentos apresentados.
 
1. O cartão é pessoal e intransmissível. 
O/A Técnico/a de serviço poderá, em caso de dúvida, solicitar identificação do/a utilizador/a.
 
2. O/a titular do cartão é responsável pela sua correta utilização e manutenção, devendo assinar o cartão aquando da sua receção.
 
3. É obrigatória a apresentação do cartão de utilizador para o empréstimo domiciliário, para a utilização de computadores nas salas de leitura e para a utilização de equipamento audiovisual.
 
4. O cartão é emitido com validade de três anos. Uma vez terminada a validade, o/a utilizador/a terá de proceder à sua renovação.
 
5. O cartão é entregue no ato da inscrição, podendo ser utilizado de imediato.
 
6. A perda ou furto do cartão deverá ser comunicado pelo meio mais rápido possível, dado que até esse momento só o/a titular é responsável pelo cartão.
 
7. A emissão de segundas vias terá custos suportados pelo/a utilizador/a. A entrega da segunda via poderá não ser imediata.
 
8. O cartão emitido é válido para a Biblioteca Central de Portimão e Polos de Leitura de Alvor e Mexilhoeira Grande, indiferentemente.
 
9. A partir do momento em que o/a utilizador/a receba o cartão, fica obrigado/a ao cumprimento das normas descritas.
 
Nota: Traga sempre o seu cartão quando vem à Biblioteca.

Estatísticas

Quem Somos