Normas

Cartão-frente       Cartão-verso
 
Informação sobre o cartão de utilizador
Para utilizar alguns serviços da Biblioteca deverá inscrever-se e pedir o cartão de utilizador:
 
• A inscrição de utilizadores com idades inferiores a 12 anos, inclusive, será sempre feita mediante autorização e identificação do encarregado de educação ou pais; 
• O cartão pode ser obtido no balcão de atendimento na Biblioteca em Portimão ou nos Polos de Leitura de Alvor e da Mexilhoeira Grande; 
• A obtenção do cartão requer a apresentação de um documento de identificação (B.I./Cartão de Cidadão, etc., atualizado) e um comprovativo de residência no concelho (recibo da água, luz, etc., atualizado);
• Além dos residentes, podem também obter o cartão de utilizador os que estudem ou trabalhem no concelho, se apresentarem um documento comprovativo (cartão de estudante, contrato de trabalho, recibo de vencimento, etc., atualizado). 
 
Ao/À Técnico/a de serviço cabe confirmar a validade dos documentos apresentados.
 
1. O cartão é pessoal e intransmissível. 
O/A Técnico/a de serviço poderá, em caso de dúvida, solicitar identificação do/a utilizador/a.
 
2. O/a titular do cartão é responsável pela sua correta utilização e manutenção, devendo assinar o cartão aquando da sua receção.
 
3. É obrigatória a apresentação do cartão de utilizador para o empréstimo domiciliário, para a utilização de computadores nas salas de leitura e para a utilização de equipamento audiovisual.
 
4. O cartão é emitido com validade de três anos. Uma vez terminada a validade, o/a utilizador/a terá de proceder à sua renovação.
 
5. O cartão é entregue no ato da inscrição, podendo ser utilizado de imediato.
 
6. A perda ou furto do cartão deverá ser comunicado pelo meio mais rápido possível, dado que até esse momento só o/a titular é responsável pelo cartão.
 
7. A emissão de segundas vias terá custos suportados pelo/a utilizador/a. A entrega da segunda via poderá não ser imediata.
 
8. O cartão emitido é válido para a Biblioteca Central de Portimão e Polos de Leitura de Alvor e Mexilhoeira Grande, indiferentemente.
 
9. A partir do momento em que o/a utilizador/a receba o cartão, fica obrigado/a ao cumprimento das normas descritas.
 
Nota: Traga sempre o seu cartão quando vem à Biblioteca.