Casa Manuel Teixeira Gomes

Logotipo Casa Manuel Teixeira Gomes

• CasaMTG

Casa Manuel Teixeira Gomes, edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, notável político e escritor. Património municipal desde meados dos anos 90 (séc. XX) e Imóvel de Interesse Municipal desde 2007, a Casa Manuel Teixeira Gomes foi alvo de obras de recuperação e requalificação, tendo sido inaugurada a 12 de dezembro de 2009, pelo Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz. Propriedade da família Teixeira Gomes desde o século XIX, localizada numa zona nobre da cidade, junto ao rio Arade e próxima ao Palácio Bivar e Palacete Sárrea Garfias, tem representado no portão de entrada as iniciais do seu senhor, José Libânio Gomes, comerciante de figos e frutos secos. Construção de traça simples é uma casa oitocentista discreta, de um piso e planta retangular e telhado de duas águas, caraterísticas típicas da arquitetura do Sul. A entrada faz-se por um portão de ferro que dá acesso a um pátio central, onde já existiu um chafariz, em torno do qual se desenvolvem todos os corpos da Casa, e onde se destacam as janelas em arco geminadas, na ala direita do edifício, os vitrais no topo da porta da entrada e a cozinha, onde ainda se podem observar o lavatório em pedra e a lareira tradicional. A Casa Manuel Teixeira Gomes, local de encontro de culturas e artes é um espaço de inspiração e evocação à vida e obra do Presidente Escritor.
A Casa objetiva ser um ponto de encontro e identificação da comunidade e para a comunidade. Abrindo as portas à Cultura, a Casa dedica uma sala aos artistas locais, onde podem expor as suas artes. Da pintura, à fotografia, passando pelo teatro e pela música, procuramos apresentar à comunidade o que de melhor se faz em Portimão.
A Casa disponibiliza ainda visitas guiadas a grupos, sob marcação, apoiando na descoberta do espaço e na interpretação da vida e da obra de Manuel Teixeira Gomes.

As Valências

Casa Manuel Teixeira Gomes:
Rua Júdice Biker, nº1 8500-701 Portimão
E-mail [email protected] | Site http://www.cm-portimao.pt
Tel.: 282 480 492 | Tlm.: 92 724 63 18
Entrada Livre

Eventos e Atividades Culturais

Procurando enriquecer a oferta Cultural do Município de Portimão, realizam-se regularmente na Casa Teixeira Gomes Exposições, as Quintas Culturais, o Chá Cultural, ateliês e workshops, entre outras iniciativas. No período de Inverno, às 19h de quinta-feira decorrem quinzenalmente as Quintas Culturais. O horário sugere-nos um encontro com a cultura depois do trabalho. Desde a música popular, à música clássica, passando pela poesia, não esquecendo o fado, vale a pena passar por cá e “aquecer” nos frios fins de tarde, num ambiente familiar e intimista. No Verão, semanalmente, à quinta-feira, às 22h, enriqueça o seu passeio pela zona ribeirinha e em complemento ao gelado na Praça Manuel Teixeira Gomes, tome um “refresco” de cultura!

A Casa Manuel Teixeira Gomes está aberta todo o ano.

Normas de Utilização

©2018 - Sítio oficial da Câmara Municipal de Portimão. Todos os direitos reservados.