Serviço de Património

ICONS HISTORIA
 
O setor de Património, tem como objetivos a preservação, valorização e divulgação do património cultural do concelho e disponibilização de informação sobre o mesmo aos diversos agentes da comunidade local; acolhimento, e acompanhamento de munícipes e grupos que visitam o concelho.
 
Local de funcionamento: Casa Manuel Teixeira Gomes 
Horário: 09:00h às 17:00h, de segunda-feira a sexta-feira.
Contactos:
Tel.: 282480492 ou 927246318
Técnicas: Anabela Coelho e Márcia Santos  

Competências:  
 
Visitas Guiadas pelo Património de Portimão
O setor do Património/DAC, tem levado a efeito visitas pelo património de Portimão, essencialmente em dois tipos de situações: quando solicitadas por grupos da comunidade e visitantes ou então pontualmente na comemoração de algum momento do calendário anual de festividades. Realizam-se igualmente visitas solicitadas pelas instituições locais e grupos de visitantes de fora do concelho, tentando como já é habitual criar roteiros à medida das suas expectativas, interesses e disponibilidade.
 
Passeios Culturais Noturnos
Estes passeios realizam-se os meses de verão (junho, julho, agosto e setembro). Pretende-se conjugar as temperaturas amenas das noites de verão com o acréscimo de visitantes da época. Os passeios realizam-se pelas 21:00h em Alvor e Portimão.
 
Caminhadas culturais
A prática moderada deste exercício aliado ao contato com o património natural e cultural do concelho, pretende proporcionar à população a contemplação de paisagens naturais, rurais e urbanas. As caminhadas realizar-se-ão nos meses de (fevereiro, março, e novembro), com a duração de 2 horas.
 
Tertúlias 
Pretende-se reunir grupos de moradores, trazendo a debate questões relativas ao Património de Portimão, sua salvaguarda e potencialização, não esquecendo também as memórias e recordações que certos monumentos tiveram na vida dos moradores e história da cidade. As tertúlias, terão lugar no próprio monumento de debate. As tertúlias realizar-se-ão nos seguintes meses (Março, Maio, Outubro, Dezembro).
 
Oficinas Pedagógicas do Património 
Atividade desenvolvida na Casa Manuel Teixeira Gomes, com recurso a material audiovisual e ao teatro de fantoches, abordando essencialmente o património material e a história do concelho.
 
O Património vai à escola 
O Património vai à escola, destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e trata-se de uma ação de sensibilização e educação patrimonial, a decorrer no estabelecimento de ensino.
 
©2018 - Sítio oficial da Câmara Municipal de Portimão. Todos os direitos reservados.