A Não Perder

 
 
Revista2017
Boa Esperança apresenta nova Revista à Portuguesa sob o mote “Thô Xaringado e Mal Pague”

Estreia 24 de fevereiro de 2017
Sextas e sábados às 21h30 e domingos às 14h30 e às 17h30

A tradicional revista de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, este ano sob o mote “Thô Xaringade e Mal Pague”, uma expressão tipicamente algarvia que significa: “Estou Tramado e Mal Pago”.

A Revista à Portuguesa do Boa Esperança, já com mais de 50 anos de tradição, tem crescido e evoluído ao longo destes anos, transformando uma comédia local, inicialmente intitulada Revista de Carnaval, num grande espetáculo de sucesso nacional que depois de estar em cena em Portimão anda em digressão pelo país com um sátira acutilante. Uma Revista que, mantendo a tradição deste género teatral, nos apresenta um humor com muita crítica divertida. Cada ato terminará de forma soberba, sendo o público convidado a uma viagem pelo mundo de hoje com todos as suas situações hilariantes, proporcionando uma noite de gargalhadas numa época onde a folia e o pagode promovem e mantêm viva a tradição.

Um espetáculo destinado a um público com mais de 12 anos de idade, recheado de humor e de boa disposição, onde se abordam assuntos sérios mas de forma divertida.
Esta Revista à Portuguesa é uma produção que homenageia o género mais genuíno do nosso Teatro num espetáculo que revisita o humor e a arte de ser portimonense, algarvio, alentejano, português, chinês, inglês e americano com temas atuais tais como: A saída de Inglaterra da União Europeia, A venda das Empresas Nacionais aos Chineses, A Caça de Pontos na Carta de Condução, entre outros, são retratados nesta Revista à Portuguesa, composta por um jovem e renovado corpo de baile, pelo Ator, Autor e Encenador, Carlos Pacheco e pelos Atores, Flávio Vicente, Telma Brazona, Sandra Rodrigues e Nicole Gonçalves. O Fadista Portimonense João Leote dá voz às Homenagens prestadas, “Ao Ardina,” e ao Acor “Camilo de Oliveira”.

E são com estes temas, que regressa mais um grande espetáculo hilariante, de sucesso nacional, com Carlos Pacheco, à frente de um grande elenco. As atuações terão lugar na sala do Boa Esperança às sextas-feiras e sábados às 21h30, e aos domingos às 14h30 e às 17h30, podendo os bilhetes ser reservados entre as 15h00 e as 21h00 pelos números 282422 976, 967188290 ou 910418476 para onde deverão ser solicitadas mais informações.

“Thô Xaringade e Mal Pague” tem o patrocínio oficial da Câmara Municipal de Portimão, o apoio institucional da Junta de Freguesia de Portimão, sendo parceiros media o “Barlavento”, Algarve Mais, Alvor FM, Rádio Portimão, Rádio Fóia e Rádio Lagoa.


 
casa mtg
 
FEVEREIRO na Casa Manuel Teixeira Gomes
 
A Casa Manuel Teixeira Gomes apresenta um programa mensal de atividades diversificado. Exposições, palestras, Casa (Con) Vida,  a Casa está aberta à comunidade com sessões temáticas. Tome nota da programação deste equipamento municipal bem no coração da cidade. Boas sugestões a não perder numa visita.
 
Exposições
 
“Manuel Teixeira Gomes – De Regresso a Casa”
 
É o “regresso” simbólico do ilustre portimonense à casa onde nasceu. Esta exposição foi produzida pelo Museu de Portimão e está patente na Casa Manuel Teixeira Gomes.
 
DATA de 3 a 27 de fevereiro.
Exposição de Fotografia  “Novos Percursos”
Novos Percursos é uma exposição fotográfica da autoria dos jovens fotógrafos algarvios Ana Sofia Barradas, Catarina Rocheta, Inês Esteves, João Pedro Luís e Raquel Rogério, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos. Os trabalhos apresentados são fruto do Curso de Fotografia para Jovens, com o formador Paulo Côrte-Real, que a Associação Livre de Fotógrafos do Algarve - ALFA realizou em julho de 2016. Com a duração de 30 horas, foi estruturado de forma a ir ao encontro das espectativas do público mais jovem, o que permitiu que os seus participantes, numa fase inicial, adquirissem noções básicas de fotografia e o conhecimento da sua câmara fotográfica. Consolidadas estas competências, os cinco fantásticos jovens talentos prosseguiram o seu percurso de descoberta, explorando, de forma entusiasta, diversas técnicas e géneros fotográficos, quer em estúdio, quer no exterior. As descobertas conduziram à aquisição de conhecimento, à descoberta do seu espírito criativo, ao desenvolvimento de competências de partilha, à revelação do seu talento fotográfico. A ALFA está muito orgulhosa!

A ALFA tem como fim dinamizar, promover e divulgar a fotografia, e outras formas de expressão artística relacionadas. Visa promover o aperfeiçoamento da arte fotográfica, em todos os seus aspetos e modalidades, como veículo de expressão e intervenção social.
Em 2017 a ALFA faz 9 anos: a fotografar, a desenvolver projetos, a viajar e a alimentar a paixão pela fotografia.

4 a 24 de fevereiro de 2017
Inauguração 4 de fevereiro às 17h00
Projeto Fotoliterando de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, exposição de fotografia e textoO Fotoliterando é um projeto da autoria de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, dois jovens algarvios, que associa a escrita à fotografia com o intuito de criar histórias a partir de imagens e vice-versa.
Os autores do projeto editaram, em 2016, num formato original (livro-objeto) uma seleção de seis fotografias e textos sob o título Mar de Imagens e em livro, pela Chiado Editora, parte do trabalhado desenvolvido de 2014 a 2016.
Em 2016 o Fotoliterando esteve em exposição em algumas cidades portuguesas, como Lagos (galeria LAR), Porto (Hard Club - antigo mercado Ferreira Borges), Portimão (exposição coletiva de artistas portimonenses na Casa Manuel Teixeira Gomes) e Lisboa (Lx Factory)), e de Espanha (Badajoz). No que diz respeito a esta última cidade, o convite foi endereçado pelo Centro de Língua Portuguesa de Cáceres do Instituto Camões com o intuito de promover o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa.
O  projeto está presente em várias redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/fotoliterando), Instagram (https://www.instagram.com/fotoliterando) e Twitter (https://twitter.com/fotoliterando1) e tem também um site próprio (http://fotoliterando13.wix.com/fotoliterando)

Sobre os autores:
Fábio Eusébio é licenciado em Gestão, quanto a Helena Lourenço, é Docente do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário em exercício de funções no Agrupamento de Escolas da Bemposta.
No que diz respeito à fotografia, Fábio Eusébio foi vencedor do 1º prémio da 7ª corrida fotográfica de Monchique em 2011 e do Concurso de Fotografia "Monchique Topo do Algarve" em 2013. Em 2016 venceu o 2.º Concurso de fotografia digital “Um olhar sobre o património histórico e natural do concelho de Lagoa” e a 14ª Corrida Fotográfica de Portimão.
Na escrita, Helena Lourenço apresentará, em fevereiro, o primeiro livro infantil, "Amadis de Gaula, o cavaleiro apaixonado", evento que terá lugar na Biblioteca Municipal de Portimão.

2 a 24 DE FEVEREIRO
ACÇÃO SOCIAL
As Quatro Estações

A Câmara Municipal de Portimão através das suas estruturas, nomeadamente o Centro de Convivo Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, o Centro Comunitário da Cruz da Parteira e o da Coca Maravilhas assim como a Associação de Reformados do Pontal Portimão e Não Só, promove a realização de atividades lúdicas e sociopedagógicas.
Neste sentido, resultam trabalhos de lavores e manuais em tecido, de material reciclável e de pintura cujo tema se centra nas “Quatro Estações”.

Participação dos trabalhos de seniores de :
Centro Comunitário Cruz da Parteira
Centro Comunitário Coca Maravilhas
Centro de Convivo Sénior de Portimão
Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras
Associação de Reformados do Pontal Portimão e Não Só

A CASA (CON)VIDA ÀS QUINTAS
23 FEVEREIRO
19h00
ATUAÇÃO DOS CAVAQUINHOS DO INSTITUTO DE CULTURA DE PORTIMÃO

17 FEVEREIRO
18h00 - HISTÓRIAS COM HISTÓRIA – conferência Spínola lança “Portugal e o Futuro”, o livro que inspira o 25 de Abril.
Convidado - Coronel Matos Gomes
Carlos Matos Gomes, 70 anos, coronel ‘Comando’ oriundo da arma de Cavalaria, escritor, historiador militar. Fez três comissões na Guerra Colonial, a última na Guiné – onde serviu como capitão no Batalhão de Comados Africanos no tempo em que Spínola desempenhou os cargos de governador e comandante-chefe. Viveu uma intensa experiência de combates nas colónias. É um capitão de Abril e testemunha privilegiada dos esforços de Spínola para encontrar uma solução política para a guerra e da conspiração contra a cegueira do regime. É co-autor dos primeiros livros de referência sobre a história da Guerra Colonial e autor de obras incontornáveis da literatura portuguesa com o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz. Alguns dos seus romances estão adaptados ao cinema e a séries de televisão.


IMG 2812A
 
Mercado Municipal da Avenida S. João de Deus
O Mercado da Av. S. João de Deus está aberto de 2ª a 6ª feira, entre as 07h00 e as 14h00 e das 17h00 às 20h00, e ao sábado das 07h00 às 14h00. Este é um espaço de referência a nível regional onde é possível adquirir “frescos do dia” de qualidade e um atendimento personalizado. Aproveite o nosso Mercado este sábado.
Ponto de passagem obrigatório para quem procura 'frescos do dia' com a máxima qualidade, vindos diretamente do que mar e a horta nos dá, com aquele atendimento bem especial.
Composto por 3 pisos, congrega em si um 'leque' diverso de produtos e serviços entre eles parque de estacionamento coberto e parque de estacionamento exterior, carrinhos de compras, 'Ecoóleo' e Pilhão (para recolha gratuita de óleo alimentar usado e pilhas), servido pelo serviço urbano de transporte 'Vai e Vem', acesso gratuito à Internet através de sistema Wi-Fi e horário alargado ao período da tarde.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 07h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00
Sábados e feriados das 07h00 às 14h00  |  Encerra ao domingo.
Localização:
Mercado Avenida São João Deus  |  Avenida São João de Deus
8500-508 Portimão | Algarve - Portugal
Tel: +351 282 432 416 Email: geral@cm-portimao.pt

quinta
 
Ateliê ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
25 fev.   
Arte na Quinta: Carnaval na Quinta
Idade mínima: 4 anos
Limite máximo de participantes: 15
Na Quinta Pedagógica privilegia-se sempre o contato direto com a natureza com atividades para as crianças e as suas famílias. Aproveite este equipamento em família e participe no Ateliê Arte na Quinta. Os Ateliês desenvolvidos não requerem inscrição, basta aparecer. A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade. A Quinta Pedagógica de Portimão traz à cidade tudo o que o campo tem de bom, todos os seus ensinamentos, todas as suas experiências de vida. Na quinta vai crescer o melhor da cidade. E é a cidade que vai crescer com ela.

CAA2
 
VI edição do Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO
24 a 28 de fevereiro de 2017

Portimão recebe o VI Festival Internacional de Percussão de Portimão [FIntPP] e III ENCONTRóBAIXO, que este ano tem o Carnaval como pano de fundo. Promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos, a edição deste ano realiza-se de 24 e 28 de fevereiro.

O evento reunirá prestigiados músicos de renome nacional e internacional, contando com a participação de Vincent Houdijk (Holanda), Nuno Aroso (Portugal), Vicky Marques (Portugal), André Silva (Portugal), Dave Boyd (Frame Drums Atlantic, Irlanda), Rui Silva (Frame Drums Atlantic, Portugal), Sérgio Almeida (Rhakkatta, Portugal), Miguel Ralha (MISSOM) respetivamente no Vibrafone, Marimba, Bateria I e II, Bodhrán, Adufe, Percussão Africana e Ateliers Didácticos.

À VI edição do Festival junta-se mais uma vez o já icónico ENCONTRóBAIXO, que na sua III Edição trará o aclamado grupo de jazz português Carlos Barretto Lokomotiv (Portugal), Marc Ramirez (Metropolitana de Lisboa / EUA), Hugo Santos (Portugal), Luisa Marcelino (Portugal), Jean-Christian Houde (Orquestra Clássica do Sul / Canadá) e Gabor Bolba (Orquestra Clássica da Madeira / Hungria).

Do programa fazem parte mais de 15 workshops/masterclasses e 6 concertos, que se distribuirão por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, como o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o Museu de Portimão, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Coreto de Portimão, o Largo da Mó, a Alameda da Praça da República e a Antiga Lota de Portimão.


Cartaz 2017 Viva o Carnaval
 
Carnaval
Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 11 e 28 de fevereiro, com bailes, desfiles, Teatro de Revista à Portuguesa e música de percussão inserida no VI Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do movimento associativo apoiado pela Câmara Municipal.
Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.
 
O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta seis Bailes de Carnaval nos dias nos dias 11, 18, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, sempre às 21h00, na Antiga
Lota de Portimão. De referir o espírito de colaboração desta coletividade com a Academia de Música de Lagos / Conservatorio de Música de Portimão, no âmbito do VI Festival Internacional de Percussão com o concerto “Noite Músicas do Mundo - Afro Tribal Carnival Jam Session com Rhakatta”, agendado para o dia 27 de fevereiro na Antiga Lota. Esta pareceria vai mais longe e no dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, os marchantes do Glória ou Morte Portimonense vão participar no Grande Desfile de Encerramento – Batuca no Carnaval entre o Largo da Mó e Coreto de Portimão.
O Clube União Portimonense é um espaço de referência em Portimão e apresenta um programa anual de atividades que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural. No Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União Portimonense vai organizar no dia 25 de fevereiro o famoso "assalto de Carnaval” e nos dias 27 e 28 de fevereiro, pelas 21h30, os Bailes de Carnaval, onde miúdos e graúdos se juntam para viver o carnaval com toda a pompa e circunstância.
A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades anuais alternativas da Associação Contramaré continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 25, 27, 28 fevereiro pelas 21h00.
 
Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 25, 26, 27, e 28 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282422 976, 967188290 ou 910418476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense. A tradicional revista do Boa Esperança, uma Revista à Portuguesa, tem estreia marcada para o dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, este ano sob o mote “Thô Xaringado e Mal Pague”, uma expressão tipicamente algarvia que pretende representar uma sátira política e social.
A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 15h30, um Desfile Carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo celebra o carnaval com um Baile no dia 18 de fevereiro, às 20h00 e nos dias 26 e 27 de fevereiro pelas 16h00 uma matiné dançante para a comunidade e visitantes.
 
O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume nos afamados Bailes agendados para os dias 25 e 27 de fevereiro, pelas 21h30.
Para além dos Bailes, Desfiles e Revista à Portuguesa, o Carnaval em Portimão contará com a sexta edição do Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO. De 24 a 28 de fevereiro e por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade irão realizar-se 15 workshops/masterclasses e 6 concertos. No dia 24 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo BOMBOÉMIA (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão com início na Alameda da Praça da República de Portimão e término no Largo 1º de Maio (Praça do Município). O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira de Carnaval, a partir das 14h30 com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias Associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – Coreto de Portimão).
 
Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem o Carnaval imbuídos no espírito de folia e protagonizado pelo associativismo local nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

museu
 
Museu de Portimão
 
Exposições | Museu de Portimão
O Museu de Portimão está localizado na centenária fábrica de conservas de peixe Feu Hermanos, situada na zona ribeirinha da cidade. Para além da exposição de referência o museu acolhe diferentes exposições temporárias.
 
Exposições Temporárias:
 
Até 23 abril - Bombeiros de Portimão - Uma Força da Sociedade Civil, 90 anos ao Serviço da População
Até 21 maio - 16º Corrida Fotográfica de Portimão
Até 21 fevereiro - “Europa: Polar Shift” de João Leonardo
[Fazer render o peixe]
 
Museu de Portimão, Rua D. Carlos I, 8500 – 607 Portimão, Portugal
Contactos: Tel.: (+351) 282405230/265  |  Fax: (+351) 282405277;
Email: museu@cm-portimao.pt  |  Localização GPS: 37° 7'52.55" N /  8°32'6.84" W
 
Horário:
01 de SETEMBRO a  31 de JULHO:
3ª das 14h30 às 18h00  |  4ª a domingo das 10h00h às 18h00
Encerra: Segunda, Terça (até às 14h30) e nos Feriados Nacionais
Entrada Livre: Sábado das 10h00 às 14h00
1 a  31 de AGOSTO (Horário de Verão)
3ª das 19h30h às 23h00  |  4ª a domingo das 15h00h às 23h00
Encerra: Segunda, Terça (até às 19h30) e nos Feriados Nacionais
Entrada Livre: Sábado das 15h00 às 19h00

20 06 2007 BIBLIOTECA FILIPE DA PALMA 6
 
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Terça a sexta-feira: 9h30–19h00
Sábado: 14h00–19h00
Apresentação do livro Obra “Amadis de Gaula"

25 fev | 18h00 | Biblioteca Municipal

No próximo sábado, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal recebe o lançamento da Obra “Amadis de Gaula” de Helena Lourenço e com a ilustração Luis Peres, premiado internacionalmente pelas suas ilustrações exemplares. Esta obra é da responsabilidade da Chiado Editora. Um momento a não perder.


 mar oceano 001
 
EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão
Segunda a sexta: 8h30-17h30
Local: Atendimento da EMARP
Rua José António Marques, nº 17  

A EMARP tem no seu espaço de atendimento, uma área polivalente onde recebe várias iniciativas, nomeadamente exposições temporárias com o objetivo de divulgar a visão de artistas de várias gerações. Visite a exposição de fotografia “Mar Oceano” de Sebastião Pernes.  Nas suas fotografias, a preto e branco, o autor, profundo conhecedor e apaixonado pelo mar e pelo mundo natural, dá-nos a conhecer e faz-nos sentir de forma intensa diversos pontos da costa ocidental do concelho de Vila do Bispo, as vagas e as ondas tempestuosas que muitas vezes se fazem sentir em Sagres e, também, o icónico Cabo de São Vicente. A exposição «Mar Oceano» é o resultado do convívio quotidiano, desde há algumas décadas, de Sebastião Pernes com o universo marinho, com toda a sua força e beleza. A sua experiência como skipper em embarcações de observações de espécies nas águas do concelho de Vila do Bispo e o seu conhecimento apurado das suas paisagens fazem dele um dos melhores

São «40 anos de convívio íntimo com os mares das Cíclades e de Sagres. Mais de 30 a caminhar pelas arribas do sudoeste português, quase sempre com uma máquina fotográfica na mochila – um costume a preto e branco desde a juventude» que «resultaram neste desejo de partilhar, com estas fotografias, a minha paixão pelo mar». Quem o diz é Sebastião Pernes, nascido em 1951, a viver e trabalhar em Sagres, desde 1980. Pernes é skipper de embarcações de observação de cetáceos em Sagres, desde 2010. Começou a fotografar em 1976, com trabalhos na área de guias, postais, folhetos informativos, publicitários, entre outros. As imagens que apresenta foram registadas entre 2008 e 2014 na Costa Vicentina segundo o processo fotográfico «Diasec». Para ver na Praça Gil Eanes, de segunda a sexta das 09h00 às 17h00.


 


Mercadinho Da Ria Pt e Eng page 001

Mercadinho da Ria
26  fev. |  08h00 | Alvor

Todas as semanas, na zona ribeirinha de Alvor, tem lugar o “Mercadinho da Ria”. Neste evento que acontece todos os domingos, os visitantes têm acesso a um vasto leque de produtos regionais, legumes e fruta fresca. O “mercadinho” abre portas às oito horas da manhã e termina por volta das duas da tarde.