Agricultura Biológica em grande destaque na Biblioteca Municipal de Portimão

A Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, vai estar em Portimão, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no próximo dia 2 de março, pelas 18h00,com o Workshop “Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável”. A iniciativa acontece numa parceria com o Município de Portimão com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a Agricultura Biológica.

O Workshop “Agricultura Biológica e o Desenvolvimento Rural Sustentável” acontece no âmbito da Campanha + Bio e tem como propósito levar os participantes a entenderem o caminho para a conversão em Agricultura Biológica, o impacto desta no meio-ambiente, as possibilidades da política agrária comum para o desenvolvimento de uma ruralidade sustentável e a aprendizagem direta com um produtor Bio em diferente áreas de produção.

A campanha + Bio pretende aumentar a consciência dos cidadãos em relação à importância da Agricultura Biológica, da produção ao consumo, assim como a compreensão do impacto que as nossas escolhas têm na pegada ecológica de cada um e consequentemente em todo o planeta. A ruralidade sustentável é a premissa por excelência da campanha +Bio e esta passa pela ruralidade inteligente com opções centradas na agricultura biológica, nas energias verdes e no sequestro das técnicas tradicionais de construção e organização rural.

De referir que, a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, fundada em 1985, é uma instituição pioneira que protagoniza a divulgação da Agricultura Biológica em Portugal. Constitui-se como um polo agregador de pessoas de todas as faixas etárias e profissões, que têm em comum preocupações com a qualidade dos alimentos, a saúde, o ambiente e a defesa de uma prática agrícola mais sã.
Este Workshop está em digressão pelo país, em parceria com diferentes municípios e diferentes instituições: Quercus, DRAP, Bolsa de Terras e diferentes produtores. A iniciativa insere-se na Campanha + Bio, cofinanciada pela comissão europeia.

Programa:
18h00 Abertura – Joaquim Castelão Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portimão; Fernando Severino, Diretor Regional da DRAP Algarve; Jaime Ferreira, Presidente da AGROBIO;
18h15 – “Agricultura Biológica e Ruralidade” – Quercus, Miguel Viana;
18h30 – “Conversão à Agricultura Biológica”, António Lopes;
19h00 – “APAC em direção à Sustentabilidade”, Jaime Ferreira, Presidente da AGROBIO;
19h15 – 20h30 Bolsa de Temas, Norberto Correia, DGADR - Direcção-Geral De Agricultura E Desenvolvimento Rural
Caso Prático Exploração Bio, Júlia Maria Coelho; Debate e Encerramento

Para outras informações poderá visitar o site em:

01 Portimao02 Alvor03 MexGrande04 patrimonio05 natureza06 Cultura07 Praias

• Emarp