Ginastica Ritmica 117

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica regressa a “casa” - Portimão

11 a 14 de maio – Portimão Arena

Em 2017 o panorama do desporto será marcado pelo regresso a casa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica (GR) e do Torneio Internacional de Portimão de GR. Numa organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão, de 11 a 14 de maio, a cidade volta a receber as provas míticas que durante anos contribuíram para o crescimento da disciplina no país e para a projeção da imagem do município no mundo.

A experiência adquirida durante 25 anos de realização do TIP e 5 etapas da Taça do Mundo de GR, as boas condições logísticas e as infraestruturas existentes foram argumentos fortes para firmar o acordo, assinado em 2016, entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Turismo de Portimão, garantindo o regresso daquela que já foi considerada a “melhor” Taça do Mundo de GR e, com ela, a realização da XVI edição do Torneio Internacional de Portimão.

Pela Taça do Mundo irão competir, nas vertentes “individual” e “conjunto”, as ginastas seniores e o TIP voltará a receber as jovens promessas da disciplina no primeiro ano do novo ciclo olímpico que tem Tóquio 2020 em perspetiva.

Torneio Internacional de Portimão

Com a participação de seis países e apenas 20 ginastas, nascia em 1987 o Torneio Internacional Portimão. Durante 25 anos aquela que é a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal tornou-se uma referência no circuito internacional da disciplina. O sucesso e o prestígio alcançado pelo TIP contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de GR, que veio fortalecer em definitivo a ligação do município àquela que é uma das mais belas disciplinas de ginástica. A sua primeira edição serviu igualmente de pano de fundo à inauguração do Portimão Arena.

Entre 2006 e 2011, em simultâneo com o TIP, realizaram-se seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão. A cidade recebeu algumas das referências mundiais da disciplina, das quais se destacam as campeãs olímpicas, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, a campeã do mundo Anna Bessonova, a ginasta favorita do público de Portimão, para além de nomes como Alya Yussupova, Melitina Staniouta e Almudena Cid. Uma competição de rara beleza que proporcionou também ao público uma oportunidade para ver e aplaudir os conjuntos ex-libris da Rússia, de Itália, da Bielorrússia e da Espanha.

Em 2011 a impossibilidade da autarquia garantir a realização das provas conduziu a uma interrupção e em 2013 a Federação de Ginástica de Portugal decidiu retomar a organização da competição em Lisboa, o que aconteceu até 2016.

Em 2017 a competição regressa a casa com expectativas elevadas. Portugal irá fazer-se representar por duas ginastas seniores, que ao que tudo indica serão as escolhidas para o Campeonato da Europa da disciplina, que se realizará na semana seguinte, na Hungria. As ginastas estão em preparação para este Ciclo Olímpico e contam com a ajuda da nova treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva. No TIP, a delegação portuguesa será maior, com a participação de ginastas seniores e juniores individuais da Seleção Nacional.

O cartaz da competição estará disponível para consulta em breve, assim como os bilhetes estarão disponíveis para venda na Bilheteira Online.

Notas:
  • Ginástica Rítmica: A Ginástica Rítmica (GR) é uma disciplina olímpica essencialmente feminina que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Os exercícios apresentam um elevado nível de dificuldade técnica e exigência física e são realizados fluentemente em harmonia com a música.
  • Torneio Internacional Portimão – 25 edições entre 1987 e 2011. A maior edição do TIP foi em 2007, ano em que estiveram representados 46 países, num total de 444 ginastas.
  • Taça do Mundo de Portimão – Seis edições, entre 2006 e 2011

Federação de Ginástica de Portugal

A FGP superintende toda a atividade da Ginástica sendo a única Entidade que pode atribuir títulos de Campeões Nacionais e de representar Portugal. São oito as disciplinas sobe tutela da FGP: quatro olímpicas (Ginástica Rítmica, Trampolins, Artística Masculina e Artística Masculina) e quatro não olímpicas (TeamGym, Aeróbica, Ginástica para todos e Acrobática). No seu conjunto a FGP abrange perto de 18 mil ginastas, de 236 clubes e dez Associações Territoriais.

Para mais informação contactar Elena Rosca do Gabinete de Comunicação da FGP - comunicacao@gympor.com |+ 351 93 603 11 81.

01 Portimao02 Alvor03 MexGrande04 patrimonio05 natureza06 Cultura07 Praias

• Emarp